Subida do ouro não pára

Imagem da notícia: Subida do ouro não pára

Os preços do ouro atingiram no passado dia 26 de Novembro um novo recorde, acima dos 1195 dólares a onça, com os investidores a comprarem o metal precioso como alternativa ao dólar, a desvalorizar diariamente. Com aquela subida, o ouro soma em 2009 ganhos de 29 por cento, a caminho do nono avanço anual consecutivo. Só desde a entrada do novo milénio, o metal já valorizou mais de 229 por cento.


 


Explicações
Os especialistas decifram a valorização do ouro com a queda do dólar. A divisa dos Estados Unidos segue a perder 0,61 por cento face ao euro, acumulando uma descida de oito por cento este ano. O ouro normalmente valoriza-se em cenários de grande incerteza económica ou política e quando existem expectativas elevadas de inflação. Mais recentemente, contudo, o aumento da procura de ouro proveniente de mercados emergentes como a China também ajudam a explicar a subida de preços.


 


Peritos manifestam-se
“Com o dólar a continuar a perder terreno, o ouro deve estender os ganhos”, comentou o analista da TheBullionDesk, James Moore, à Bloomberg. Já o perito em mercados emergentes e matérias-primas, Martin Hutchinson, admite a possibilidade de o preço do ouro disparar para os cinco mil dólares por onça, cerca de cinco vezes o preço actual. “Quando há muito dinheiro em circulação e a procura cresce mais depressa do que a oferta, os preços podem
explodir”, assinala.


 


Fontes: Público/IOL/Destak/Diário Económico


 

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas

“As peças feitas em Portugal têm outro brilho” 

Manuela Monteiro é o rosto por detrás da empresa Maria Manuela Monteiro Unipessoal Lda., que nasceu em 2011, em Gondomar, cidade conhecida como a capital da ourivesaria portuguesa. Apaixonada pela ourivesaria, Manuela Monteiro revela que valoriza “muito o artigo português” e a ourivesaria tradicional feita em prata forrada a ouro e com rosas coroadas. Contudo, refere que vende aquilo que “o mercado procura e o que está na moda”. 

Ler mais 18 de Outubro, 2023
Entrevistas