Subida do ouro não pára

Imagem da notícia: Subida do ouro não pára

Os preços do ouro atingiram no passado dia 26 de Novembro um novo recorde, acima dos 1195 dólares a onça, com os investidores a comprarem o metal precioso como alternativa ao dólar, a desvalorizar diariamente. Com aquela subida, o ouro soma em 2009 ganhos de 29 por cento, a caminho do nono avanço anual consecutivo. Só desde a entrada do novo milénio, o metal já valorizou mais de 229 por cento.


 


Explicações
Os especialistas decifram a valorização do ouro com a queda do dólar. A divisa dos Estados Unidos segue a perder 0,61 por cento face ao euro, acumulando uma descida de oito por cento este ano. O ouro normalmente valoriza-se em cenários de grande incerteza económica ou política e quando existem expectativas elevadas de inflação. Mais recentemente, contudo, o aumento da procura de ouro proveniente de mercados emergentes como a China também ajudam a explicar a subida de preços.


 


Peritos manifestam-se
“Com o dólar a continuar a perder terreno, o ouro deve estender os ganhos”, comentou o analista da TheBullionDesk, James Moore, à Bloomberg. Já o perito em mercados emergentes e matérias-primas, Martin Hutchinson, admite a possibilidade de o preço do ouro disparar para os cinco mil dólares por onça, cerca de cinco vezes o preço actual. “Quando há muito dinheiro em circulação e a procura cresce mais depressa do que a oferta, os preços podem
explodir”, assinala.


 


Fontes: Público/IOL/Destak/Diário Económico


 

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“The good guy from Porto” 

Criada há oito anos, a reputação da marca Watch Garage foi construída ao longo de anos de trabalho online. A transição para um espaço físico em parceria com o relojoeiro Pedro Soares (Atelier do Relógio) permitiu ampliar a experiência oferecida aos clientes, com a perspetiva da realização de eventos e workshops, tudo num ambiente acolhedor para os amantes de relógios.

Ler mais 5 de Agosto, 2024
Entrevistas

‘Amália Rodrigues inspired us completely’

Through a collaboration between Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation, siblings Joana and Alexandre Gomes have developed a new collection, ‘Amália e As Flores’, inspired by the Fado diva. The aim, they say, is to ‘preserve and reinterpret Portuguese traditions, adapting them to the modern and global context’.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas