Euromonitor International revela principais tendências de consumo para 2025 

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A empresa de análise de dados Euromonitor International apresentou as inclinações globais de consumo para este ano, com um relatório que destaca as cinco principais tendências que explicam a evolução do comportamento dos consumidores. 

O relatório “Tendências Globais do Consumidor 2025” ilustra como diferentes gerações estão a impactar a dinâmica dos negócios, criando oportunidades, e como as empresas estão a adaptar-se às mudanças nos hábitos dos clientes. 

Numa realidade moldada pelo custo de vida, atributos verdes e expectativas de bem-estar, estas tendências estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo. 

Para Stella Vatcheva, chefe sénior de inovação de práticas na Euromonitor International, “os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. Eles procuram produtos e serviços que sejam confiáveis, fornecendo soluções de longo prazo e direcionadas. Priorizar a inovação e a fidelidade nas estratégias de negócios será essencial para abordar a evolução do comportamento do consumidor e impulsionar o crescimento”. 

As 5 Principais Tendências Globais de Consumo da Euromonitor em 2025   

Planos Healthspan: Viver mais saudável durante mais tempo tornou-se o principal objetivo dos consumidores que estão na sua jornada de longevidade. 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos. 

Wiser Wallets: Os consumidores planeiam poupar mais dinheiro como parte dos seus hábitos de consumo, enquanto as decisões de compra são estratégicas e intencionais. Apenas 18% disseram que frequentemente faziam compras por impulso, em 2024. 

Eco Logical: Opções sustentáveis permanecem uma decisão consciente baseada em valores pessoais, mas também em evidências tangíveis e nos benefícios que esses produtos oferecem em relação às necessidades do cliente. No Q2 de 2024, o número de SKUs online com alegações de sustentabilidade em 11 setores de FMCG e 25 países era de 5 milhões. 

Foco filtrado: Os clientes sentem que são inundados com notificações e rodeados por infinitas opções; eles querem perder menos tempo à procura do que precisam. 42% dos consumidores fizeram compras via transmissão ao vivo, porque as características do produto ou serviço eram mais fáceis de perceber através desse canal. 

IA Ambivalente: A adoção crescente levou ao ceticismo, pois consumidores e reguladores destacaram preocupações quanto aos defeitos na informação. No entanto, as pessoas não estão a virar as costas a esta tecnologia. Em vez disso, estão a avaliar os prós e os contras. 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte confiável de informações. 

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14 de Abril, 2025
Estudos

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