“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

Imagem da notícia: “Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria acredita que está no “lugar certo”, a fazer aquilo que adora e a continuar o legado familiar, sem pressões e com muito gosto.

Foi eleito presidente da AORP em 2022. Como surgiu essa oportunidade?

Fui convidado por um joalheiro de Guimarães para fazer parte de uma lista enquanto suplente. Aquando da minha entrada essa pessoa saiu e, sendo eu o primeiro suplente, acabei por entrar na lista da direção com a presidência do Nuno Marinho. Entretanto, no fim do mandato do Nuno Marinho, vi necessidade de dar continuidade ao trabalho já feito e acabei por me candidatar à presidência. Convidei gente nova para a lista, gente que até então nunca tinha estado no associativismo, mas com uma visão mais abrangente e mais focada naquilo que é a internacionalização e naquilo que é o processo de futuro de internacionalização das empresas portuguesas, dos fabricantes e das marcas.

Estas foram as eleições mais concorridas de sempre, com duas listas, nunca tinha havido duas listas a concorrer à associação e ganhámos por um voto de diferença. Aquilo que nos propusemos a fazer inicialmente foi estabilizar financeiramente a AORP, porque a associação vinha de anos com prejuízos avultados, nada de extraordinário, mas com alguns prejuízos e, portanto, logo no primeiro ano conseguimos baixar cerca de 50 mil euros o passivo da AORP e ficar com o resultado líquido negativo de 10 mil euros. Foi um passo muito importante, temos uma equipa boa e temos trabalhado muito.

A entrevista de capa está disponível na íntegra na revista JoiaPro 95.

21 de Março, 2024
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas