INCM – Contrastaria na Portojóia 2022
O ano de 2022 além de assinalar os 140 anos da Contrastaria, marca também dois anos de “uma nova era pautada pela aproximação e pelo diálogo e foi com grande entusiasmo e expectativa que participámos neste certame de referência”. A participação “muito positiva” traduziu-se na apresentação de várias iniciativas da Contrastaria, como o workshop de demonstração dos ensaios laboratoriais e o workshop de aposição da marca de contraste.
A apresentação “Contrastaria: um elo que Marca a Diferença” foi o ponto de partida para a apresentação de resultados nos últimos dois anos. O número de peças entradas na Contrastaria em 2022 aumentou 74%, face a 2020. 55 mil clientes atendidos por ano, com a entrada aproximadamente de 12 toneladas de metal precioso. A aposta pela transição digital, com a simplificação e desmaterialização de processos, os novos serviços, como o de transporte seguro e o de marcação nas oficinas (em fase piloto), passando pela oferta de um serviço “chave-na-mão” em parceria com as Alfândegas do Porto, denominado de Pick & Go, são o reflexo do investimento superior a dois milhões de euros em infraestruturas físicas e tecnológicas por parte da Contrastaria.
“Temos a responsabilidade de cuidar do legado histórico que herdámos e de o transmitir às próximas gerações. A Contrastaria está focada na inovação e na resposta flexível a eventuais incertezas, garantido a “continuidade do serviço público mais antigo de que há memória em defesa do consumidor final e para promoção da leal concorrência entre operadores económicos”, garante Paula Pedro, diretora da Unidade de Contrastarias e de Fiscalização da Imprensa Nacional Casa da Moeda.
A convite da Contrastaria da Imprensa Nacional Casa da Moeda, a visita de André Moz Caldas e de Rita Marques, respetivamente, secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e do Turismo, Comércio e Serviços foi uma “excelente oportunidade para um melhor conhecimento deste importante setor económico, de enorme criatividade, resiliência e excelência, permitindo uma ampla troca de ideias com os operadores económicos, o centro de formação e as associações representativas do setor”, refere a dirigente.
Reportagem completa na revista JoiaPro 90.
11 de Janeiro, 2023
Portojoia 2022