Incentivo à normalização da atividade empresarial com novo quadro de apoio
Iniciou no passado dia 19 de maio, o incentivo à normalização da atividade empresarial e que se dirige às “empresas que tenham recorrido ao layoff simplificado ou ao apoio à retoma progressiva no primeiro trimestre”.
O novo incentivo à normalização da atividade empresarial registou até ao momento 17.400 mil candidaturas, de acordo com Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Caso o incentivo à normalização seja requerido depois de 31 de maio, o incentivo corresponde a “um salário mínimo nacional (665 euros) por trabalhador abrangido pelo layoff ou apoio à retoma, pago de forma faseada ao longo de três meses”.
O apoio simplificado para microempresas prevê um “apoio de 1330 euros (dois salários mínimos) para as empresas com menos de 10 trabalhadores que tenham recorrido ao layoff simplificado ou ao apoio à retoma em 2020”.
Ao montante em questão pode ainda somar-se um “salário mínimo nacional (até a um valor global de 1995 euros), caso a empresa se mantenha em situação de crise empresarial em junho e não tenha beneficiado do layoff simplificado em 2021”.
1 de Junho, 2021
Atualidade