Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

Imagem da notícia: Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

A missão da contrastaria nacional passa por realizar a autentificação de artefactos de metais preciosos, assegurando desta forma a proteção do consumidor e a concorrência leal entre os diferentes agentes económicos. Esta arte secular é hoje desenvolvida com base nos mais modernos métodos analíticos, suportados por laboratórios acreditados, desenvolvendo e implementando marcas de elevada segurança contra a falsificação.

No verão de 2020, com o intuito de conseguir uma contrastaria mais moderna, inovadora, ágil e capaz de contribuir ativamente para o reforço do setor da ourivesaria, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) inaugura as novas instalações do polo de Gondomar – no Goldpark – e lança um website exclusivo para as contrastarias, que vai permitir a aproximação com os clientes e uma maior celeridade e eficiência de procedimentos, bem como maior segurança.

O portal foi criado tendo em conta os diversos tipos de utilizadores e integra duas áreas de acesso restrito: uma reservada para o conselho consultivo de ourivesaria e outra reservada para clientes na qual, através do registo online, o operador económico usufrui da vantagem de criar uma conta pessoal onde poderá gerir e consultar o estado da sua obra e prazos de entrega, apresentar reclamações, entre outras funcionalidades.

O novo polo da contrastaria do Porto, em Gondomar, apresenta ainda maior segurança adaptada à situação atual, de modo a preservar a saúde e o bem-estar dos seus clientes, com um atendimento em espaço reservado, triplicando os postos de atendimento e disponibilizando parqueamento.

Paula Pedro, a nova diretora da Unidade de Contrastarias e de Fiscalização explica que “nunca, como agora, foi tão importante investir numa contrastaria modernizada e inovadora, integrada num ecossistema de partilha de valores, conceitos e sinergias, num Setor que se pretende cada vez mais criativo e empreendedor. Esta modernização não passa só por procedimentos e novas instalações, mas sim em estarmos cada vez mais acessíveis. É por isso, em muito boa hora que anunciamos a estreia do novo site das contrastarias que, acreditamos, trará amplos benefícios a todas as partes. Estes dois passos que damos agora, fazem parte do nosso compromisso contínuo de melhorar a contrastaria, pensando o futuro com foco em novas soluções, porque inovar faz parte do nosso ADN”.

A abertura da contrastaria no Goldpark e o lançamento do website materializam a estratégia para as contrastarias, que visa reforçar a aproximação à indústria do setor da ourivesaria para que, juntos, consigam fortalecer o mercado tornando-o mais competitivo e sobretudo mais reconhecido pelo consumidor final.

24 de Julho, 2020
AtualidadeNotícias

Notícias relacionadas

Mocha Mousse é a cor do ano 2025

Em dezembro é revelada a cor do ano seguinte, e esta é a 26ª vez que isso acontece. O “marrom suave evocativo” foi selecionado como cor do ano de 2025, dando continuidade a uma tradição que já dura há mais de um quarto de século. 

Ler mais 12 de Dezembro, 2024
Atualidade

Mesh desenvolve coleção para “Tocar o Porto”

Como seria cheirar o Porto? Melhor: prová-lo. Aliás, ouvi-lo. Ou, então, tocá-lo e olhá-lo nos olhos? A Mesh foi uma das cinco marcas convidadas para este projeto que visa explorar a cidade do Porto através dos cinco sentidos.

Ler mais 5 de Dezembro, 2024
Atualidade