Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

Imagem da notícia: Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

A missão da contrastaria nacional passa por realizar a autentificação de artefactos de metais preciosos, assegurando desta forma a proteção do consumidor e a concorrência leal entre os diferentes agentes económicos. Esta arte secular é hoje desenvolvida com base nos mais modernos métodos analíticos, suportados por laboratórios acreditados, desenvolvendo e implementando marcas de elevada segurança contra a falsificação.

No verão de 2020, com o intuito de conseguir uma contrastaria mais moderna, inovadora, ágil e capaz de contribuir ativamente para o reforço do setor da ourivesaria, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) inaugura as novas instalações do polo de Gondomar – no Goldpark – e lança um website exclusivo para as contrastarias, que vai permitir a aproximação com os clientes e uma maior celeridade e eficiência de procedimentos, bem como maior segurança.

O portal foi criado tendo em conta os diversos tipos de utilizadores e integra duas áreas de acesso restrito: uma reservada para o conselho consultivo de ourivesaria e outra reservada para clientes na qual, através do registo online, o operador económico usufrui da vantagem de criar uma conta pessoal onde poderá gerir e consultar o estado da sua obra e prazos de entrega, apresentar reclamações, entre outras funcionalidades.

O novo polo da contrastaria do Porto, em Gondomar, apresenta ainda maior segurança adaptada à situação atual, de modo a preservar a saúde e o bem-estar dos seus clientes, com um atendimento em espaço reservado, triplicando os postos de atendimento e disponibilizando parqueamento.

Paula Pedro, a nova diretora da Unidade de Contrastarias e de Fiscalização explica que “nunca, como agora, foi tão importante investir numa contrastaria modernizada e inovadora, integrada num ecossistema de partilha de valores, conceitos e sinergias, num Setor que se pretende cada vez mais criativo e empreendedor. Esta modernização não passa só por procedimentos e novas instalações, mas sim em estarmos cada vez mais acessíveis. É por isso, em muito boa hora que anunciamos a estreia do novo site das contrastarias que, acreditamos, trará amplos benefícios a todas as partes. Estes dois passos que damos agora, fazem parte do nosso compromisso contínuo de melhorar a contrastaria, pensando o futuro com foco em novas soluções, porque inovar faz parte do nosso ADN”.

A abertura da contrastaria no Goldpark e o lançamento do website materializam a estratégia para as contrastarias, que visa reforçar a aproximação à indústria do setor da ourivesaria para que, juntos, consigam fortalecer o mercado tornando-o mais competitivo e sobretudo mais reconhecido pelo consumidor final.

24 de Julho, 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Marta Maçarico, joias que valorizam o património

Marta Maçarico dá nome à empresa que une duas áreas de formação - Ourivesaria e Conservação e Restauro. Na primeira, Marta encontrou toda a liberdade artística aliada ao processo de criação de uma peça, desde a matéria-prima até ao resultado final. Na segunda, aprendeu a valorizar o património e tradições antigas, permitindo a durabilidade do material.

Ler mais 18 de Fevereiro, 2021
Joalharia e ourivesaria

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 de Fevereiro, 2021
Atualidade

AORP no webinar “Política Comercial da União Europeia”

Fátima Santos, secretária-geral da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, participou no webinar “Política Comercial da União Europeia”, onde teve a oportunidade de partilhar o trabalho da associação e a realidade do setor.

Ler mais 15 de Fevereiro, 2021
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria