Nova exceção ao uso e teor de soldas em malhas de ouro

Imagem da notícia: Nova exceção ao uso e teor de soldas em malhas de ouro

A APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria comunicou aos associados a decisão da Contrastaria face ao abrigo do artigo 8.º da Portaria n.º 374/A/2017, de 31 de outubro.

Foi admitida e aceite, entre os Estados Contratantes da Convenção sobre o Controlo e Marcação de Artefactos de Metal Precioso, uma nova exceção ao uso e teor de soldas em malhas de ouro. Com o intuitivo de garantir um tratamento igual aos operadores económicos que submetem os seus artigos com metal precioso e ensaio e marcação nas Contrastarias de Lisboa e Porto, a partir de agora será admitida a seguinte situação:

“Correntes de ouro fabricadas com utilização de fio com menos de um milímetro de diâmetro podem ser soldados com soldas que não contenham ouro, não devendo a solda, em caso algum, levar a uma diminuição do valor médio do toque declarado do ouro. Mais se estabelece que para verificação do toque declarado neste tipo de artigos, será efetuada mais do que uma toma de ensaio no mesmo artigo, determinando-se o respetivo toque pela média dos ensaios efetuados”.

Consulte o documento emitido pela INCM aqui.

7 de Novembro, 2019
Notícias

Notícias relacionadas

Porto recebeu Assembleia Geral da EFJ

Os membros da Federação Europeia de Joalharia (EFJ) reuniram-se a 28 de junho no Porto, na Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), para debater os últimos desenvolvimentos das políticas da União Europeia (UE) e conhecer as especificidades do setor da joalharia em Portugal.

Ler mais 27 de Setembro, 2022
EventosNotícias