Descoberta nau portuguesa histórica

Imagem da notícia: Descoberta nau portuguesa histórica

Ao largo da costa do sultanato de Omã, Ásia, foi descoberta uma nau que pertenceu à armada de Vasco da Gama, quando o navegador dirigia a demanda da descoberta do caminho marítimo para a Índia. A descoberta foi feita há 20 anos, mas só agora foi revelada.

O Ministério do Património e Cultura de Omã, em conjunto com a Blue Water Recoveries, empresa britânica, orientaram as investigações. Os especialistas envolvidos estimam que a embarcação é a nau Esmeralda, que naufragau em 1503 durante uma forte tempestade.

O local já estava sob a alçada da Blue Water desde 1998, mas só em 2013 é que começaram as investigações arqueológicas, tendo descoberto nestes últimos três anos mais de 2800 objetos, desde armas, moedas de cobre e ouro, um sino de bronze e uma raríssima moeda de prata denominada “Índio”, que D. Manuel I cunhou em particular para utilizar na Índia e, segundo a equipa de investigação, é única no mundo.

A Unesco tem vindo a acompanhar a situação, bem como o Banco de Portugal, a Sociedade Geográfica de Lisboa e a Universidade Nova, dada a relevância histórica do achado.

 

15 Março 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Como será a indústria do luxo após a Covid-19?

Dez das principais mentes da área do comércio de bens de luxo - incluindo relojoeiros e joalheiros - falam sobre as consequências duradouras da crise relacionada com a pandemia de Covid-19.

Ler mais 8 Setembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesariaRelojoaria

STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

A STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com Covid-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Ler mais 7 Setembro 2020
Atualidade