Descobertos cachimbos históricos em ouro

Imagem da notícia: Descobertos cachimbos históricos em ouro

Cientistas descobriram na Rússia um par de cachimbos feitos à base de ouro puro, datados de há 2400 anos.

Segundo os investigadores, estes achados eram usados por chefes nómadas, da tribo Scythians, para fumar canábis e ópio, um ritual pré-batalha.

Este povo não ergueu povoados de grandes dimensões, mas sim acampamentos de nome kurgans, espalhados pela antiga Eurásia, desde a Mongólia até ao Mar Negro.

Também foram encontrados outros objetos feitos deste metal precioso, como vasos, anéis e brincos, quando uma parcela de terra no sudoeste do território russo foi escavada, para se erguer linhas de energia.

Este kurgan já havia sido descoberto em 2013, mas a sua localização foi mantida em segredo, não só para evitar pilhagens mas também para os cientistas trabalharem sem interrupções, dada a dimensão da descoberta.

1 de Junho, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Covid-19: apoio excecional aos artesãos e às unidades produtivas artesanais

O IEFP vai atribuir apoio financeiro aos artesãos e às unidades produtivas artesanais com sede em território continental, como forma de incentivo à manutenção da atividade destas empresas, para fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato originado pela crise pandémica Covid-19.

Ler mais 12 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Elena Gabrielle faz especial stand-up comedy para a Swatch

Apaixonados ou não, a Swatch convida todos a sintonizar o seu canal IGTV ou o seu canal de YouTube este domingo, dia 14 de fevereiro às 19h00, e a assistir ao espetáculo de comédia especial para o Dia de São Valentim criado pela humorista Elena Gabrielle.

Ler mais 11 de Fevereiro, 2021
AtualidadeRelojoaria