Descobertos cachimbos históricos em ouro

Imagem da notícia: Descobertos cachimbos históricos em ouro

Cientistas descobriram na Rússia um par de cachimbos feitos à base de ouro puro, datados de há 2400 anos.

Segundo os investigadores, estes achados eram usados por chefes nómadas, da tribo Scythians, para fumar canábis e ópio, um ritual pré-batalha.

Este povo não ergueu povoados de grandes dimensões, mas sim acampamentos de nome kurgans, espalhados pela antiga Eurásia, desde a Mongólia até ao Mar Negro.

Também foram encontrados outros objetos feitos deste metal precioso, como vasos, anéis e brincos, quando uma parcela de terra no sudoeste do território russo foi escavada, para se erguer linhas de energia.

Este kurgan já havia sido descoberto em 2013, mas a sua localização foi mantida em segredo, não só para evitar pilhagens mas também para os cientistas trabalharem sem interrupções, dada a dimensão da descoberta.

1 Junho 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Como será a indústria do luxo após a Covid-19?

Dez das principais mentes da área do comércio de bens de luxo - incluindo relojoeiros e joalheiros - falam sobre as consequências duradouras da crise relacionada com a pandemia de Covid-19.

Ler mais 8 Setembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesariaRelojoaria

STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

A STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com Covid-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Ler mais 7 Setembro 2020
Atualidade

Agosto em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de agosto de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 Setembro 2020
Atualidade