Neandertais já faziam joias?

Imagem da notícia: Neandertais já faziam joias?

As joias mais antigas do mundo podem ser oito presas de águia e um phalanx com 130 mil anos, encontradas em Krapina, Croácia. Segundo os historiadores, remontam a uma era onde a terra era habitada pelos Neandertais.

“Enquanto estava a analisar oito presas de águia trabalhadas, notei em algumas marcas de corte e a revelação atingiu-me imediatamente: tinham sido feitas por mão humana. Soube logo as implicações que aquele achado revelara”, disse Davorka Radovcic, curadora do Museu de História Natural da Croácia, em 2013.

As escavações em Krapina começaram em 1899, sendo considerado com um dos locais mais ricos em fósseis desta era. Porém, foram necessários mais de 115 anos para relacionar as presas e o phalanx a joias.

26 Março 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Como será a indústria do luxo após a Covid-19?

Dez das principais mentes da área do comércio de bens de luxo - incluindo relojoeiros e joalheiros - falam sobre as consequências duradouras da crise relacionada com a pandemia de Covid-19.

Ler mais 8 Setembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesariaRelojoaria

STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

A STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com Covid-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Ler mais 7 Setembro 2020
Atualidade