Neandertais já faziam joias?

Imagem da notícia: Neandertais já faziam joias?

As joias mais antigas do mundo podem ser oito presas de águia e um phalanx com 130 mil anos, encontradas em Krapina, Croácia. Segundo os historiadores, remontam a uma era onde a terra era habitada pelos Neandertais.

“Enquanto estava a analisar oito presas de águia trabalhadas, notei em algumas marcas de corte e a revelação atingiu-me imediatamente: tinham sido feitas por mão humana. Soube logo as implicações que aquele achado revelara”, disse Davorka Radovcic, curadora do Museu de História Natural da Croácia, em 2013.

As escavações em Krapina começaram em 1899, sendo considerado com um dos locais mais ricos em fósseis desta era. Porém, foram necessários mais de 115 anos para relacionar as presas e o phalanx a joias.

26 de Março, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Fevereiro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de fevereiro de 2021, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 de Março, 2021
Atualidade

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Covid-19: apoio excecional aos artesãos e às unidades produtivas artesanais

O IEFP vai atribuir apoio financeiro aos artesãos e às unidades produtivas artesanais com sede em território continental, como forma de incentivo à manutenção da atividade destas empresas, para fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato originado pela crise pandémica Covid-19.

Ler mais 12 de Fevereiro, 2021
Atualidade