“Criatividade na vida e nos negócios”

Imagem da notícia: “Criatividade na vida e nos negócios”

João Alberto Catalão considera que “no contexto atual, não devemos fazer o que, e como sempre fizemos, porque decerto já não iremos obter aquilo que obtivemos!”

“A criatividade constitui um dos traços que mais nos distingue das outras espécies. Somos seres que possuem a capacidade de conectar o não conectado. A criatividade tem um papel positivo nas nossas vidas quotidianas, tornando-se particularmente importante como meio para melhorar a performance profissional e relacional. A criatividade facilita a nossa adaptação à evolução do mundo e aos desafios que daí decorrem. O nosso cérebro é uma “máquina” de associações com elevada capacidade de expansão e interconexão. Ou seja, a pessoa explora, resolve problemas e pensa criativamente visando obter algum retorno ao estado de equilíbrio perturbado por um conflito, desafio ou desejo. O grau de inteligência criativa de cada pessoa é determinado pela quantidade de novas ideias que ela consegue criar, num determinado período de tempo. A diferenciação é uma necessidade vital à sustentabilidade de qualquer negócio. Por isso, desenvolver uma atitude criativa, gerando novas ideias e pondo-as em prática através de produtos, soluções ou serviços inovadores com capacidade de surpreender permanentemente o mercado é um ponto crítico em que todos os dinamizadores de negócios devem investir e dar particular atenção. Nos negócios um problema é normalmente visto como um obstáculo ou uma dificuldade com que nos deparamos, quando visamos atingir um determinado objetivo. Um problema é, por isso, normalmente encarado como algo negativo, que há que resolver para atingirmos os nossos objetivos.”

Leia o artigo de opinião na íntegra na JoiaPro 57, aqui.

22 Janeiro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Ourivesarias fecham, mas (algumas) apenas fisicamente

Perante as novas medidas de confinamento geral, anunciadas na semana passada pelo Governo, as ourivesarias e relojoarias - por serem consideradas comércio não essencial - tiveram que fechar portas, por tempo indeterminado. No entanto, há muitas que continuam a sua atividade através das plataformas digitais.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Cor do Ano Pantone: amarelo e cinzento unidos em 2021

A dupla da Cor do Ano Pantone 2021, composta pelo Ultimate Grey e pelo amarelo vibrante Illuminating, representa a força e a positividade, num ano desafiante em que precisamos de uma base sólida e firme, mas calorosa e otimista.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Atualidade