Ourivesaria e joalharia portuguesas representadas em números

Imagem da notícia: Ourivesaria e joalharia portuguesas representadas em números

Oficialmente, a primeira apresentação das V Jornadas de Ourivesaria da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) esteve ao abrigo de Francisca Bonet, consultora que colabora com a AORP há alguns anos.

Começou por apresentar alguns dados relativos ao setor, com gráficos precisos. De 2004 a 2013 ocorreu um aumento generalizado de exportações em Ourivesaria, na ordem dos 43 por cento, a nível mundial.

Quanto a Portugal, embora tenha ocorrido uma subida significante entre 2004 e 2012 (de 108.363.901 milhões de dólares exportados para 1.022.853.883), o ano de 2013 representou uma descida: 39,5 por cento, em comparação com o ano anterior (625.432.508 milhões de dólares).

Segundo Francisca Bonet, estes dados representam “um regresso à normalidade de duas realidades divergentes”: a indústria produtiva “cresce”, contrariamente à indústria não produtiva.

Os “artefactos de joalharia, de ourivesaria e outras obras e suas partes, de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados de metais preciosos” (partida 7.113), constituiram o motor das exportações produtivas.

Passou de 25,79 milhões de dólares em 2012 parar 40,11 milhões de dólares em 2013. Há uma contínua procura por novos mercados.

Relativamente às importações, os valores entre 2012 e 2013 foram “positivos”, uma variação inter-anual de 7,4 por cento, na qual 2013 representou o maior montante: 242.31 milhões de dólares.

Leia o artigo na íntegra na JoiaPro 61, aqui.

21 de Janeiro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na JoiaPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 de Dezembro, 2024
Atualidade

Boas Festas!

A equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais.

Ler mais 24 de Dezembro, 2024
Atualidade