Grad’Or, o projeto Gradouro aplicado

Imagem da notícia: Grad’Or, o projeto Gradouro aplicado

Conheça a Grad’Or, a marca criada pela equipa de investigadores do projeto de ourivesaria e engenharia Gradouro, da Universidade do Minho.

Os avanços pioneiros obtidos pela equipa liderada por Filipe Samuel Silva (cuja entrevista pode ler na próxima edição), nos últimos oito anos, têm vindo a ser aplicados na Grad’Or, a marca da iniciativa.

Os investigadores conseguiram criar um método que dá leveza a uma joia de ouro, enchendo o seu interior com uma espuma que dá mais consistência e baixo peso. A ideia rendeu o quarto prémio no The Santa Fe Symposium, dos maiores eventos de Ourivesaria do Mundo.

Os portugueses têm primado por um trabalho reconhecido, que lhes tem valido convites para participarem em conferências e palestras internacionais.

A ideia para a Grad’Or é ambição: transformar as suas tecnologias em produtos comerciais, para que alcancem ampla visibilidade internacional. Segundo a equipa, a marca tem dois objetivos fundamentais a alcançar, que são “demonstrar a capacidade das inovações realizadas no âmbito do projeto de serem comercialmente valorizadas” e, ainda, “ser um catalisador que possa levar consigo e projetar para várias partes do mundo outras marcas portuguesas”.

Embora seja detida por alguns investidores do projeto, está disponível a “abraçar” investidores que acreditem na ideia e queiram participar nesta “aventura”.

Para o próximo mês, a Grad’Or vai estrear em mercado nacional algumas coleções.

8 de Julho, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

CINDOR organiza Oficinas de Natal

A iniciativa conta com duas atividades de “expressão criadora”, a Christmas Lab, dirigida a crianças dos 6 aos 9 anos e a Filigree Lab, dos 10 aos 15 anos. A iniciativa decorre no CINDOR, Gondomar. As inscrições estão abertas até 13 de dezembro, 2021.

Ler mais 8 de Dezembro, 2021
AtualidadeEventos

APIO entrega prémios do 13º. Concurso de Ourivesaria 2021

Numa cerimónia que decorreu na Ourivesaria Sarmento, a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) reconheceu vários trabalhos entre eles, a vencedora do 1º. Prémio, com a peça “Imunidade de grupo” da autoria de Inês Curado, numa edição que contou com a parceria da JoiaPro.

Ler mais 6 de Dezembro, 2021
AtualidadeEventosOurivesaria