Português distinguido nos EUA
Filipe Samuel Silva foi distinguido nos EUA com um “Technical Innovation Award” no The Santa Fe Symposium, um dos maiores eventos de Joalharia a nível mundial.
O investigador, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, concebeu um método que permite que as peças de ourivesaria se tornem mais leves, através de uma técnica de fundição.
As joias apresentam no seu interior uma espuma porosa em rede, tal como o interior de um osso, permitindo desta forma economizar os materiais preciosos e, ainda, qualificar as joias de maior consistência e baixo peso.
“O osso é denso e pesado por fora, mas por dentro tem uma estrutura porosa, tipo favo de abelha, que lhe garante resistência e leveza. Na prática, criámos uma técnica de fundição, já alvo de patente internacional, que replica uma estrutura celular e que pode ser aplicada a diversas indústrias”, explicou o professor no ‘site’ da universidade.
É já o quarto prémio que Filipe Samuel Silva e o Projeto Gradouro ganham neste evento, após o “Applied Engineering Award”, o “Research Award” e o “Honorary Ambassador on Jewelry Manufacturing Technology”.
30 de Maio, 2014
Atualidade