Português distinguido nos EUA

Imagem da notícia: Português distinguido nos EUA

Filipe Samuel Silva foi distinguido nos EUA com um “Technical Innovation Award” no The Santa Fe Symposium, um dos maiores eventos de Joalharia a nível mundial.

O investigador, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, concebeu um método que permite que as peças de ourivesaria se tornem mais leves, através de uma técnica de fundição.

As joias apresentam no seu interior uma espuma porosa em rede, tal como o interior de um osso, permitindo desta forma economizar os materiais preciosos e, ainda, qualificar as joias de maior consistência e baixo peso.

“O osso é denso e pesado por fora, mas por dentro tem uma estrutura porosa, tipo favo de abelha, que lhe garante resistência e leveza. Na prática, criámos uma técnica de fundição, já alvo de patente internacional, que replica uma estrutura celular e que pode ser aplicada a diversas indústrias”, explicou o professor no ‘site’ da universidade.

É já o quarto prémio que Filipe Samuel Silva e o Projeto Gradouro ganham neste evento, após o “Applied Engineering Award”, o “Research Award” e o “Honorary Ambassador on Jewelry Manufacturing Technology”.

30 de Maio, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

JoiaPro 85

Nesta edição, destacamos as histórias dos quase 90 anos da Pereirinha Ourivesarias. O prémio PME líder foi uma das razões para falarmos com Pedro Guimarães que nos revelou o "seu" fator diferenciador.

Ler mais 30 de Julho, 2021
AtualidadeRevista

Palm Beach da Radiant, um smartwatch para o verão

De design minimalista, com o novo Palm Beach toda a informação fica ao alcance da mão: mensagens, notificações do Whatsapp ou do email, conta calorias, medição do ritmo cardíaco e monitorização do sono.

Ler mais 30 de Julho, 2021
AtualidadeRelojoaria