Um universo no pulso
Conheça o Midnight Planetarium Poetic Complication, da Van Cleef & Arpels, um relógio-joia masculino inspirado nos corpos celestes, apresentado recentemente no Salon International de la Haute Hortologerie em Genebra, Suíça.
No mostrador é possível vislumbrar o sistema solar, tal como se fosse um planetário de pulso. Através de um mecanismo automático complexo, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno ganham o movimento de translação à volta do Sol, completamente fiel ao comportamento dos planetas verdadeiros (levam o mesmo tempo que os reais a completar esta volta).
Em parceria com a Christiaan van der Klaauw, tal só é possível com a precisão milimétrica de 396 peças. A leitura das horas é possível através da observação da estrela cadente – o único ponteiro da peça – que se encontra no limite externo do mostrador, que completa uma volta em 24 horas.
Quando aos materiais usados, o mostrador é em ouro rosa, com pedras joalheiras como a aventurina, serpentina, jade negro da Birmânia, turquesa, jaspe vermelho, ágata azul e luvulite. A pulseira é de pele de crocodilo em preto, com fecho dobrável em ouro rosa.
Existe uma variante do Midnight Planetarium Poetic Complication, com um aro de diamantes baguete cravejados e um fecho de báscula engastado com diamantes redondos.
20 de Maio, 2014
Atualidade