Diamantes Sintéticos: o que fazer?

Imagem da notícia: Diamantes Sintéticos: o que fazer?

Na próxima JoiaPro, publicaremos um artigo de interesse da autoria do gemólogo Rui Galopim de Carvalho.

Já não vale a pena ter o discurso de que os diamantes sintéticos são algo de distante e meros objectos de investigação académica.

Os recentes desenvolvimentos na tecnologia CVD (Chemical Vapour Deposition, ou deposição química em fase de vapor) para a síntese do diamante vieram a impulsionar de maneira significativa a sua produção para objectivos tecnológicos diversos e, por arraste, também para a joalharia.

Comece por dizer-se que a grande maioria destes diamantes sintéticos não exibem pro-priedades gemológicas ou características internas passíveis de os identificar como tal, mesmo para um observador experimentado usando, por exemplo, um microscópio gemo-lógico ou os aparelhos da chamada gemologia clássica.

Para todos os efeitos, diamantes sintéticos incolores fabricados por CVD são praticamente iguais aos naturais.

Leia o artigo na íntegra na JoiaPro 58.

27 de Março, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Swatch reabre loja no CascaiShopping

Este espaço comercial apelativo foi concebido para inspirar a descoberta e apresenta áreas amplas e luminosas, proporcionando o cenário ideal para conhecer e experimentar os mais recentes relógios e coleções da Swatch.

Ler mais 17 de Julho, 2026
Atualidade

Swatch dá nova vida ao relógio quadrado

A Swatch acaba de lançar a coleção WHAT IF...JELLY?, composta por cinco novos relógios quadrados que combinam caixas transparentes, cores vibrantes e materiais de origem biológica. A nova linha revisita um conceito alternativo da marca, imaginando como seria o seu primeiro relógio se tivesse sido criado com uma caixa quadrada em vez de redonda.

Ler mais 9 de Julho, 2026
Atualidade