Descoberto mais antigo exemplar da crosta terrestre

Imagem da notícia: Descoberto mais antigo exemplar da crosta terrestre

Um pedaço de zircão revela que a crosta terrestre pode ter mais de quatro mil milhões de anos.

Este mineral, usado em algumas peças de joalharia, foi descoberto num campo de rancho, na região montanhosa a Oeste da Austrália, que segundo a revista de geologia Nature Geoscience é o mais antigo pedaço da crosta terrestre alguma vez encontrado.

Os cientistas ponderam que o processo de formação da crosta se completou há 4,54 mil milhões de anos, isto é, 160 milhões após surgir o sistema solar e 100 milhões de anos após a Terra se formar numa bola rochosa.

John Valley, líder da equipa de investigação, pondera que possa ter existido vida em forma de micróbios no nosso planeta há 4,3 mil milhões de anos, visto que as temperaturas nesta altura eram suficientemente baixas para suportar um oceano.

25 Fevereiro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Portuguese Jewellery: A Global Show com novas candidaturas

A AORP volta a disponibilizar as candidaturas para o projeto Portuguese Jewellery: A Global Show, o quarto Programa de Internacionalização da Ourivesaria de Portugal 2020 – 2021. Os interessados devem candidatar-se até ao dia 30 de outubro.

Ler mais 23 Outubro 2020
Atualidade

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade