AORP prepara Ourivesaria 3.0
No primeiro trimestre de 2014, a plataforma ‘online’ da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), a Ourivesaria 3.0, entrará em funções.
O anúncio foi dado durante as IV Jornadas de Ourivesaria da AORP, que decorreram a 18 de dezembro.
Segundo Fátima Santos, secretária geral da associação, trata-se de “elevar a discussão dos temas ao mundo virtual e, assim, alargar o horizonte de participantes. Será também um portal sobre segurança na Ourivesaria, tema sempre associado a esta profissão”, que ultimamente tem vindo a ser recorrentemente falado, após terem surgido vários assaltos coordenados.
Terá ainda os contactos das autoridades portuguesas, atualização de notícias relacionadas com o setor e dicas para boas práticas.
A AORP planeia também que este projeto chegue às instituições mundiais de decisão em Ourivesaria como a Confédération International de la Bijouterie, Joaillerie, Orfèvrerie des Diamants, Perles et Pierres (CIBJO), organização onde estão os principais vultos internacionais de gestão de Ourivesaria e leis.
Será igualmente oportunidade para dar a conhecer a nova Federação Europeia de Ourivesaria, da qual Portugal é membro fundador em conjunto com a Espanha, Itália, Reino Unido e França.
É esperado que a Ourivesaria 3.0 se torne “o ‘lobby’ da comunidade europeia para discussões a uma escala mais abrangente, como a defesa de direitos alfandegários, leis de países fora da comunidade e diretivas comunitárias”.
21 de Fevereiro, 2014
Atualidade