“A arte é uma paixão e a reciclagem uma preocupação desde sempre”

A propósito da reportagem “Criar joias ecológicas”, publicada na JoiaPro 57, falámos com a ‘designer’ e ilustradora Anabela Marques.
Anabela Marques é formada em Pintura. A arte de criar “joias” surgiu na sua vida depois de uma pós graduação na Faculdade de Belas Artes de Barcelona. Desde aí, desenha e produz acessórios com plástico pet e revistas de arte desatualizadas, através de uma técnica criada por ela própria, que consiste na conjugação destes dois materiais.
“Fascinam-me os materiais com que trabalho e a liberdade que eles me proporcionam na criação de peças usáveis e que dão vida a qualquer camisola básica, por exemplo. Dou preferência ao plástico pet de embalagens e a papel de revistas de arte. A partir daí, posso também utilizar correntes metálicas, couro, arame e contas de materiais variados. Entre as peças mais emblemáticas que já criei, estão o colar Urbanation e a pulseira Counting Sheep”.
Sobre o porquê de usar o conceito reciclagem nas suas criações, Anabela Marques disse-nos que é uma atitude que faz todo o sentido, pois “a arte é uma paixão e a reciclagem uma preocupação desde sempre. Para além disso, é uma questão de consciência. Não suporto a ideia de se usarem cada vez mais embalagens de plástico para tudo. Infelizmente, em Portugal são poucas as marcas que fazem reutilização de materiais”.
Quando questionada sobre a aceitação das suas peças enquanto obras de joalharia, a artista referiu que não gosta de rótulos, apesar de já ter pensado sobre isso diversas vezes.
“O que sei é que o que faço tem qualidade… trata-se de uma técnica inovadora… não repito imagens, sigo uma linha evolutiva no sentido técnico e no sentido de alcançar uma estética contemporânea. A partir daí, os entendidos que tirem as suas ilações”.
13 de Janeiro, 2014
Atualidade