“A arte é uma paixão e a reciclagem uma preocupação desde sempre”

Imagem da notícia: “A arte é uma paixão e a reciclagem uma preocupação desde sempre”

A propósito da reportagem “Criar joias ecológicas”, publicada na JoiaPro 57, falámos com a ‘designer’ e ilustradora Anabela Marques.

Anabela Marques é formada em Pintura. A arte de criar “joias” surgiu na sua vida depois de uma pós graduação na Faculdade de Belas Artes de Barcelona. Desde aí, desenha e produz acessórios com plástico pet e revistas de arte desatualizadas, através de uma técnica criada por ela própria, que consiste na conjugação destes dois materiais.

“Fascinam-me os materiais com que trabalho e a liberdade que eles me proporcionam na criação de peças usáveis e que dão vida a qualquer camisola básica, por exemplo. Dou preferência ao plástico pet de embalagens e a papel de revistas de arte. A partir daí, posso também utilizar correntes metálicas, couro, arame e contas de materiais variados. Entre as peças mais emblemáticas que já criei, estão o colar Urbanation e a pulseira Counting Sheep”.

Sobre o porquê de usar o conceito reciclagem nas suas criações, Anabela Marques disse-nos que é uma atitude que faz todo o sentido, pois “a arte é uma paixão e a reciclagem uma preocupação desde sempre. Para além disso, é uma questão de consciência. Não suporto a ideia de se usarem cada vez mais embalagens de plástico para tudo. Infelizmente, em Portugal são poucas as marcas que fazem reutilização de materiais”.

Quando questionada sobre a aceitação das suas peças enquanto obras de joalharia, a artista referiu que não gosta de rótulos, apesar de já ter pensado sobre isso diversas vezes.

“O que sei é que o que faço tem qualidade… trata-se de uma técnica inovadora… não repito imagens, sigo uma linha evolutiva no sentido técnico e no sentido de alcançar uma estética contemporânea. A partir daí, os entendidos que tirem as suas ilações”.

13 de Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Fevereiro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de fevereiro de 2021, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 de Março, 2021
Atualidade

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Covid-19: apoio excecional aos artesãos e às unidades produtivas artesanais

O IEFP vai atribuir apoio financeiro aos artesãos e às unidades produtivas artesanais com sede em território continental, como forma de incentivo à manutenção da atividade destas empresas, para fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato originado pela crise pandémica Covid-19.

Ler mais 12 de Fevereiro, 2021
Atualidade