O tesouro de Ronaldo

Imagem da notícia: O tesouro de Ronaldo

A Bola de Ouro, prémio atribuído no dia 13 de janeiro a Cristiano Ronaldo, é mais do que um troféu que atribuiu a um profissional do futebol o estatuto de melhor do mundo.

No geral, a Bola de Ouro são duas semiesferas de latão formadas a partir de chapas, que depois atingem o formato arredondado através de uma técnica de artesanto denominada “repuxo”.

Segundo o ‘site’ oficial, em seguida, um ourives cobre a peça com um material semelhante à cera denominado cimento, que depois com um cinzelador e martelo se grava relevos no metal.

O cimento depois é retirado para o ourives polir a Bola e gravar os logótipos da Fifa e da cerimónia.

Só no fim é que o troféu de 31 centímetros de altura é banhado a ouro fino.

Mas, segundo o Portugal Gemas, o famoso troféu contém um outro material distinto denominado pirite, cristais de brilho metálico “que têm por vezes formas cristalográficas bem definidas, não raramente em forma de cubo”.

Esta chamada de atenção do ‘site’ prende-se pelo facto de se encontrar muitas vezes no mundo da ourivesaria sob o nome de “marcasite ou em pequenos elementos dourados no lápis-lazúli”.

14 de Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Mesh cria jóias genderless

A nova coleção foi idealizada em colaboração com a Lewis Magazine, numa primeira coleção “sem género”, marcada pela “diversidade, inclusão, minimalismo, elegância e uma nova visão de peças intemporais”.

Ler mais 12 de Agosto, 2022
AtualidadeOurivesaria

Loja virtual ou marketplace? 

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) mostra os prós e contras destas duas soluções online para o seu negócio em formato virtual.

Ler mais 8 de Agosto, 2022
AtualidadeNotícias