O tesouro de Ronaldo

Imagem da notícia: O tesouro de Ronaldo

A Bola de Ouro, prémio atribuído no dia 13 de janeiro a Cristiano Ronaldo, é mais do que um troféu que atribuiu a um profissional do futebol o estatuto de melhor do mundo.

No geral, a Bola de Ouro são duas semiesferas de latão formadas a partir de chapas, que depois atingem o formato arredondado através de uma técnica de artesanto denominada “repuxo”.

Segundo o ‘site’ oficial, em seguida, um ourives cobre a peça com um material semelhante à cera denominado cimento, que depois com um cinzelador e martelo se grava relevos no metal.

O cimento depois é retirado para o ourives polir a Bola e gravar os logótipos da Fifa e da cerimónia.

Só no fim é que o troféu de 31 centímetros de altura é banhado a ouro fino.

Mas, segundo o Portugal Gemas, o famoso troféu contém um outro material distinto denominado pirite, cristais de brilho metálico “que têm por vezes formas cristalográficas bem definidas, não raramente em forma de cubo”.

Esta chamada de atenção do ‘site’ prende-se pelo facto de se encontrar muitas vezes no mundo da ourivesaria sob o nome de “marcasite ou em pequenos elementos dourados no lápis-lazúli”.

14 de Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade