O tesouro de Ronaldo

Imagem da notícia: O tesouro de Ronaldo

A Bola de Ouro, prémio atribuído no dia 13 de janeiro a Cristiano Ronaldo, é mais do que um troféu que atribuiu a um profissional do futebol o estatuto de melhor do mundo.

No geral, a Bola de Ouro são duas semiesferas de latão formadas a partir de chapas, que depois atingem o formato arredondado através de uma técnica de artesanto denominada “repuxo”.

Segundo o ‘site’ oficial, em seguida, um ourives cobre a peça com um material semelhante à cera denominado cimento, que depois com um cinzelador e martelo se grava relevos no metal.

O cimento depois é retirado para o ourives polir a Bola e gravar os logótipos da Fifa e da cerimónia.

Só no fim é que o troféu de 31 centímetros de altura é banhado a ouro fino.

Mas, segundo o Portugal Gemas, o famoso troféu contém um outro material distinto denominado pirite, cristais de brilho metálico “que têm por vezes formas cristalográficas bem definidas, não raramente em forma de cubo”.

Esta chamada de atenção do ‘site’ prende-se pelo facto de se encontrar muitas vezes no mundo da ourivesaria sob o nome de “marcasite ou em pequenos elementos dourados no lápis-lazúli”.

14 Janeiro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Candidaturas abertas para o Programa Apoiar.pt

Já pode registar a sua empresa ou organização no Balcão Portugal 2020, caso pretenda requerer o novo apoio dirigido aos negócios mais afetados pela pandemia Covid-19, nomeadamente na área do comércio.

Ler mais 27 Novembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Yvel desenvolve máscara de proteção mais cara do mundo

A máscara de proteção mais cara do mundo custa cerca de 1,3 milhões de euros e foi desenvolvida pela Yvel, marca de joalharia israelita. O equipamento de proteção individual deverá incluir mais de 3.600 diamantes brancos e pretos.

Ler mais 26 Novembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria