Pode chover diamantes em Júpiter e Saturno

Imagem da notícia: Pode chover diamantes em Júpiter e Saturno

Dois cientistas americanos afirmam que elevadas concentrações de carbono na atmosfera de Júpiter e Saturno pode originar chuvas de diamantes.

Segundo os investigadores Kevin Baines da Universidade de Winsconsin-Madison e Mona Delitsky do Instituto de Engenharia Especial da Califórnia, tempestades de raios transformam metano em fuligem de carbono, que vai caindo passando por temperaturas extremas, transformando-se primeiro em grafite e depois em diamante que pode chegar a um centímetro de diâmetro.

Em alguns casos, os diamantes podem derreter, mas os cientistas ponderam que alguns possam tornar-se tão grandes para serem considerados “diamondbergs” (à semelhança de icebergs).

No entanto, dadas as condições extremas de Júpiter e Saturno, os cientistas afirmam que é impossível que se mantenham sólidos, daí que ponderem que exista um mar de diamantes líquidos.

Pode existir, num futuro próximo, possibilidade de passar as pedras para a Terra, nomeadamente em Saturno, onde há mais probabilidades de usar robots mineiros que extraiam os diamantes sólidos do centro do planeta.

15 de Outubro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade