“O conhecimento de saber fazer”

Imagem da notícia: “O conhecimento de saber fazer”

JoiaPro: Como descreve o percurso do Instituto Gemológico Português desde a sua formação até aos dias de hoje?

José Baptista: O Instituto Gemológico Português surge em setembro de 2008; na altura Associação Portuguesa de Gemologia. A nossa escola nasce da tomada de consciência de um grupo de profissionais do setor que me delegaram esta missão e a responsabilidade de traçar o caminho que projetámos e sonhámos décadas atrás. Comecei por adquirir pedras didáticas centenas de gemas com as inclusões mais importantes para o aluno estudar, materiais sintéticos, e artificiais, pedras com todo o tipo de tratamentos que melhoram o seu aspeto. Alguns tratamentos são fraudulentos e lesam profundamente o património de quem os adquire. Temos mais de quinhentas pedras didáticas para serem observadas e estudadas pelos nossos alunos nos laboratórios do I.G.P.. Basicamente são tudo o que existe no mundo atual. O projeto e a história da nossa associação passa primeiro por transmitir uma nova mensagem a todos os profissionais e não-profissionais, que é o conhecimento de saber fazer. E também aumentar a qualidade, por que não basta ser conhecedor, é preciso saber ver a diferença entre o trigo e o joio.

Leia a entrevista na íntegra na próxima JoiaPro.

 

 

21 de Agosto, 2013
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas