Pólo Joalheiro do Pará em Portugal
O Espaço Brasil, em Lisboa, recebe o trabalho desenvolvido no Espaço São José Liberto, do Pará, no setor das gemas, joias e artesanato. Estas produções terão destaque no “Encontro Luso–Brasileiro de Economia Criativa para o Desenvolvimento Territorial”, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, inseridas no ‘Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil’.
Para este evento, no ano em os dois países irmãos separados pelo vasto e imenso oceano se revisitam e redescobrem, apenas duas experiências brasileiras foram convidados, os Estados do Pará e Minas Gerais, e outras duas portuguesas. O programa pretende que com as apresentações e intercâmbios de economia criativa e desenvolvimento territorial haja troca de conhecimento e mais-valias. O Estado do Pará será representado pelo Pólo Joalheiro do Pará, que é uma referência de política pública e projetos de economia criativa. A outra experiência brasileira é o Polo Criativo Zona da Mata Mineira, do Estado de Minas Gerais.
Os trabalhos criados e desenvolvidos no Espaço São José Liberto como joias e acessórios de moda serão expostos na ocasião. No Pará, o Espaço São José Liberto e a Organização Social, que gere o espaço, são considerados um exemplo de criatividade desde a sua fundação, em 2002.
Rosa Helena Neves, Diretora Executiva, considera que “as joias e os acessórios de moda são criados com um design universal, em que a cultura, a natureza e o homem harmonizam-se na geração da riqueza cultural e económica”. Para a responsável, o espaço desenvolve as suas atividades tendo como base estratégica a diversidade cultural da amazónia, a inclusão social produtiva, a sustentabilidade e a inovação, a partir dos materiais extraídos da floresta. A referência é a dimensão cultural material e imaterial da Amazónia.
Este encontro faz parte do ‘Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil’ que começou a 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e termina a 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal.
22 de Abril, 2013
Atualidade