Pólo Joalheiro do Pará em Portugal

Imagem da notícia: Pólo Joalheiro do Pará em Portugal

O Espaço Brasil, em Lisboa, recebe o trabalho desenvolvido no Espaço São José Liberto, do Pará, no setor das gemas, joias e artesanato. Estas produções terão destaque no “Encontro Luso–Brasileiro de Economia Criativa para o Desenvolvimento Territorial”, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, inseridas no ‘Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil’.

Para este evento, no ano em os dois países irmãos separados pelo vasto e imenso oceano se revisitam e redescobrem, apenas duas experiências brasileiras foram convidados, os Estados do Pará e Minas Gerais, e outras duas portuguesas. O programa pretende que com as apresentações e intercâmbios de economia criativa e desenvolvimento territorial haja troca de conhecimento e mais-valias. O Estado do Pará será representado pelo Pólo Joalheiro do Pará, que é uma referência de política pública e projetos de economia criativa. A outra experiência brasileira é o Polo Criativo Zona da Mata Mineira, do Estado de Minas Gerais.

Os trabalhos criados e desenvolvidos no Espaço São José Liberto como joias e acessórios de moda serão expostos na ocasião. No Pará, o Espaço São José Liberto e a Organização Social, que gere o espaço, são considerados um exemplo de criatividade desde a sua fundação, em 2002.

Rosa Helena Neves, Diretora Executiva, considera que “as joias e os acessórios de moda são criados com um design universal, em que a cultura, a natureza e o homem harmonizam-se na geração da riqueza cultural e económica”. Para a responsável, o espaço desenvolve as suas atividades tendo como base estratégica a diversidade cultural da amazónia, a inclusão social produtiva, a sustentabilidade e a inovação, a partir dos materiais extraídos da floresta. A referência é a dimensão cultural material e imaterial da Amazónia.

Este encontro faz parte do ‘Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil’ que começou a 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e termina a 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal.

22 de Abril, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade

CINDOR organiza Oficinas de Natal

Como é habitual, o CINDOR organiza, nos períodos de férias escolares, oficinas de expressão artística pensados para os mais novos. As Oficinas de Natal vão decorrer no dia 20 de dezembro, no CINDOR, em Gondomar.

Ler mais 10 de Novembro, 2023
Atualidade