Exportações de metais preciosos continuam a crescer

Imagem da notícia: Exportações de metais preciosos continuam a crescer

Sob a égide da PortoJóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, que arranca amanhã no Porto, uma análise setorial do Gabinete de Informação Económica (GIE) da Associação Empresarial de Portugal (AEP) atesta que, ao nível do comércio internacional de pedras e metais preciosos ou semipreciosos, as exportações nacionais “voltaram a aumentar de forma muito pronunciada” e a revelar um “espetacular dinamismo”.

Os dados referem-se ao ano completo de 2011 e patenteiam um crescimento para os 610,3 milhões de euros (uma subida de 134,3 por cento e um saldo excedentário de quase 412 milhões), mas estatísticas referentes ao primeiro trimestre deste ano voltam a notar um “espetacular dinamismo” das vendas ao exterior, com uma taxa de variação homóloga de 101 por cento. E como as importações diminuíram (quase seis por cento), a taxa de cobertura correspondente mais do duplicou, passando de 220,8 por cento para 471,6 por cento, entre janeiro e março do corrente.

18 de Setembro, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

AORP: E-Lapidar com sessão sobre o Mercado Italiano

A primeira sessão da conferência digital E-Lapidar promovida pela AORP, decorreu em formato digital, para um debate sobre o Mercado Italiano e a orientação do setor em tempos de pandemia.

Ler mais 7 de Maio, 2021
AtualidadeEventos e formaçãoJoalharia e ourivesariaRelojoaria