Ourivesaria Aliança vai fechar portas
Premiada inúmeras vezes, a centenária Ourivesaria Aliança está prestes a fechar portas. A casa foi inaugurada em 1909, enquanto filial da casa do Porto com o mesmo nome.
De acordo com o jornal Público, a ourivesaria teve um papel preponderante no equipamento da Basílica de Fátima, para a qual forneceu o frontal em prata e a banqueta em prata cinzelada destinados ao altar-mor e o sacrário, considerado um trabalho primoroso de cinzel e arquitectura. Foi ainda uma das grandes oficinas de ourivesaria da Península Ibérica, tendo coleccionado prémios.
Mesmo sem a pujança de outros tempos, atualmente o negócio mantinha-se estável e a loja continuava a atrair, pelo interior sumptuoso feito de detalhes impressionantes e mobiliário antigo, a curiosidade dos passantes, fossem eles turistas estrangeiros ou nacionais.
Os novos proprietários, a espanhola Solayme Real Estate, que comprou todo o edifício para ali instalar um negócio de aluguer de apartamentos de curta duração, garante que não vai adulterar os faustosos interiores do estabelecimento, mas a sócia-gerente da casa está apreensiva com o seu futuro.
30 de Janeiro, 2012
Atualidade