“São as mãos que trabalham a dar um toque diferente”

Imagem da notícia: “São as mãos que trabalham a dar um toque diferente”

JóiaPro: Como descreve o percurso histórico da António Cristóvão e Batista Joalheiros?
Edgar Batista: Somos uma empresa fabricante de ouro e prata presente no mercado há mais de 25 anos. O meu pai nasceu no Alentejo, mas ainda criança veio para o Barreiro, tendo começado a trabalhar aos 12 anos como aprendiz numa oficina da Rua do Ouro, em Lisboa. O trabalho foi sendo reconhecido e, algum tempo depois, foi convidado para dar formação de Joalharia na ilha da Córsega, em França, onde esteve três anos. Quando regressou estabeleceu-se no Barreiro, numa pequena oficina. Começou a executar modelos por encomenda a armazenistas e posteriormente a ourivesarias, e assim, o negócio foi crescendo.

Cláudia Batista: A grande tradição de joalharia em Portugal está concentrada no norte. Contudo, quisemos mostrar que também na zona centro sul, neste caso na margem sul, existe um fabricante de joalharia, e fomos directamente às lojas para nos dar a conhecer, tendo até já exportado para os Estados Unidos da América.

 

JP: Como define a filosofia da firma?
Cláudia Batista: Somos uma empresa familiar, já nascemos no seio do ramo e estamos todos unidos com o mesmo objectivo: mostrar uma joalharia mais exclusiva, trabalhada à mão, que já ninguém faz.

EB: E por isso criámos a marca Tany Anthony, juntando a nossa irmã Tânia ao nosso pai António, os dois joalheiros da empresa, que trabalham como um só. O pai faz peças e a filha dá-lhes o acabamento. A Tânia tirou Joalharia e Cravação no Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (Cindor), em Gondomar, e o nosso pai é o joalheiro que todos conhecem… Temos também um novo ‘site’ http://tanyanthony.com

 

Entrevista na íntegra na JóiaPro 41

7 de Outubro, 2011
Entrevistas

Notícias relacionadas

“The good guy from Porto” 

Criada há oito anos, a reputação da marca Watch Garage foi construída ao longo de anos de trabalho online. A transição para um espaço físico em parceria com o relojoeiro Pedro Soares (Atelier do Relógio) permitiu ampliar a experiência oferecida aos clientes, com a perspetiva da realização de eventos e workshops, tudo num ambiente acolhedor para os amantes de relógios.

Ler mais 5 de Agosto, 2024
Entrevistas

‘Amália Rodrigues inspired us completely’

Through a collaboration between Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation, siblings Joana and Alexandre Gomes have developed a new collection, ‘Amália e As Flores’, inspired by the Fado diva. The aim, they say, is to ‘preserve and reinterpret Portuguese traditions, adapting them to the modern and global context’.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas