“São as mãos que trabalham a dar um toque diferente”

Imagem da notícia: “São as mãos que trabalham a dar um toque diferente”

JóiaPro: Como descreve o percurso histórico da António Cristóvão e Batista Joalheiros?
Edgar Batista: Somos uma empresa fabricante de ouro e prata presente no mercado há mais de 25 anos. O meu pai nasceu no Alentejo, mas ainda criança veio para o Barreiro, tendo começado a trabalhar aos 12 anos como aprendiz numa oficina da Rua do Ouro, em Lisboa. O trabalho foi sendo reconhecido e, algum tempo depois, foi convidado para dar formação de Joalharia na ilha da Córsega, em França, onde esteve três anos. Quando regressou estabeleceu-se no Barreiro, numa pequena oficina. Começou a executar modelos por encomenda a armazenistas e posteriormente a ourivesarias, e assim, o negócio foi crescendo.

Cláudia Batista: A grande tradição de joalharia em Portugal está concentrada no norte. Contudo, quisemos mostrar que também na zona centro sul, neste caso na margem sul, existe um fabricante de joalharia, e fomos directamente às lojas para nos dar a conhecer, tendo até já exportado para os Estados Unidos da América.

 

JP: Como define a filosofia da firma?
Cláudia Batista: Somos uma empresa familiar, já nascemos no seio do ramo e estamos todos unidos com o mesmo objectivo: mostrar uma joalharia mais exclusiva, trabalhada à mão, que já ninguém faz.

EB: E por isso criámos a marca Tany Anthony, juntando a nossa irmã Tânia ao nosso pai António, os dois joalheiros da empresa, que trabalham como um só. O pai faz peças e a filha dá-lhes o acabamento. A Tânia tirou Joalharia e Cravação no Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (Cindor), em Gondomar, e o nosso pai é o joalheiro que todos conhecem… Temos também um novo ‘site’ http://tanyanthony.com

 

Entrevista na íntegra na JóiaPro 41

7 de Outubro, 2011
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria é vimaranense e nasceu no seio de uma família de joalheiros. Atual presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e CEO da Farilu Joalharias, “esconde” uma paixão pelo desporto. Apesar de ter uma agenda bastante preenchida, o dirigente da AORP confessa que “tem tempo para se dedicar àquilo que mais gosta”.

Ler mais 21 de Março, 2024
Entrevistas

A importância de poupar com o produto certo

Quando o assunto é a nossa reforma convém darmos passos seguros e ouvirmos conselhos de um especialista em soluções de poupança. José Carlos Sousa fala-nos assim do seguro Vida Inteira e respetivas vantagens.

Ler mais 19 de Janeiro, 2024
Entrevistas

“Temos de ser diferenciadores naquilo que vendemos”

Quem o diz é Madalena Bravo, responsável pela Finogold, empresa criada em Gondomar há quase 100 anos. Numa breve conversa com a JoiaPro fala sobre os produtos que a empresa disponibiliza, frisando que têm “coleções para todos os gostos”. A responsável pela empresa portuense destaca ainda que na ourivesaria é necessário estar atento aos detalhes e às montras de loja que “são o cartão de visita” para os clientes.

Ler mais 4 de Janeiro, 2024
Entrevistas