Balantek reforça presença com showroom e expansão de portefólio 

Imagem da notícia: Balantek reforça presença com showroom e expansão de portefólio 

A empresa Balantek reabriu o seu showroom após obras de ampliação concluídas no final de 2024. O espaço modernizado, mais aberto e funcional, reflete a estratégia da marca de responder ao aumento da procura, diversificar a oferta e reforçar a presença no mercado da ourivesaria. 

A criação deste showroom obedeceu a que premissa? 

Este novo aumento foi impulsionado pela procura que tinha por parte dos clientes. Precisava aumentar o negócio, ter mais escolha para os clientes e abraçar outros mercados, chegar a mais pessoas, com mais oferta. Nesse sentido, aumentei o stock de malhas, com malhas novas e fornituras. Depois das obras, que iniciaram no final de 2024, aumentámos o espaço, fizemos o showroom mais aberto, mais interessante para quem nos visita.  

O incremento do espaço, foi acompanhado pelo aumento do volume de clientes e de faturação?  

Sim, os clientes entraram na ordem dos 30%. Em termos de faturação, registámos um aumento entre 15 e 30%. O aumento do espaço físico foi acompanhado com o crescimento do staff. A entrada da Patrícia libertou-me para outras tarefas essenciais do dia a dia. Trabalhamos agora a área da fotografia com referências, os preços são sob consulta, e estamos também a criar um site, que não está completo, onde vamos expor lá os produtos. Estamos agora mais bem organizados. 

Desde a criação da empresa, o que é que têm vivido neste percurso até ao momento? 

A partir do momento em que ficámos sozinhos, temos clientes novos e clientes nossos que indicam outros. Ao mesmo tempo, aqueles que tinham ido embora voltaram. Porquê? Porque nós temos história neste setor. Andei 30 anos na rua a vender ouro. Foi a minha escola desde pequenino. E isso transmite-se para o cliente. Não é só vender. O cliente tem de ser nosso amigo. Gostamos de envolver as pessoas. 

Leia a entrevista completa na JoiaPro 101.

27 de Outubro, 2025
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas