Mestre Manuel Alcino, “uma vida dedicada à ourivesaria”

Numa nota, a “Direção da AORP e a sua equipa executiva manifestam o mais profundo pesar pelo seu falecimento, enaltecendo o seu importante legado para o desenvolvimento do setor e para a valorização da arte da ourivesaria em Portugal”.
Manuel Alcino foi Presidente da Direção da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) entre 2007 e 2015. Sob a sua liderança, a então Associação dos Industriais de Ourivesaria do Norte (AIORN) passou a designar-se Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), “tornando-se de âmbito nacional e integrando os retalhistas de ourivesaria, um marco decisivo para a união e fortalecimento do setor”, sublinha a AORP.
“O seu esforço e dedicação” valeu-lhe em janeiro de 2015, o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil, distinção que “reflete a sua incansável luta pela valorização da ourivesaria nacional”.
“Pela sua visão, compromisso e contributo inestimável, o seu nome permanecerá para sempre na história da ourivesaria portuguesa e na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele trabalhar”, sublinha a AORP.
6 de Março, 2025
Atualidade