EPHJ abre 22ª edição com aumento de participação
Com 760 expositores e mais de 20.000 visitantes suíços e internacionais esperados, a participação é ligeiramente maior do que em 2023. A maioria destes expositores continua a ser suíça (76%), seguida por representantes de outros 11 países, como França, Alemanha, Itália ou Japão. Outro dado notável é que mais de 100 empresas estão expondo pela primeira vez na EPHJ este ano.
Prova do desenvolvimento multissetorial das empresas presentes em 2024, enquanto 92% dos expositores têm atividade relojoeira ou joalharia, 55% declaram atividade em microtecnologias, nomeadamente na indústria de máquinas, e 53% na área médica. Esta tendência demonstra claramente a capacidade da indústria relojoeira e de microtecnologia para trazer competências procuradas para o ambiente de equipamentos médicos.
Duplo aniversário da relojoaria
Esta edição será marcada por uma dupla celebração histórica com o bicentenário da Escola de Relojoaria de Genebra e o centenário da Sociedade Suíça de Cronometria (SSC). O CSC participará no 1º Fórum de Inovação da EPHJ onde serão apresentadas algumas das inovações mais notáveis de 2024. Outro ponto alto desta semana, a tradicional Mesa Redonda sobre o estado do mercado relojoeiro, a 12 de junho, permitirá a especialistas eminentes e aos principais intervenientes na subcontratação comparar os seus pontos de vista enquanto se verifica um abrandamento.
Outra mesa-redonda está prevista para 13 de junho, às 10h, onde o ouro e sua rastreabilidade serão o tema de um debate tópico com Diana Cullilas, CEO da Suisse Better Gold Association, Fréderic Dawance, gerente do fundo Swiss Positive Gold, Pury Pictet Turrettini, Antoine de Montmollin, CEO da Metalor e vice-presidente da ASFCMP, e Marc Ummel, chefe de commodities da SWISSAID.
O impacto da inteligência artificial na saúde em discussão e na indústria de medtechs na visão de especialistas e tomadores de decisão do setor será o tema de uma Master Class Medtech, no dia 13 de junho, às 14h, liderada por Benoit Dubuis, fundador da Health Valley.
Quanto ao impulso que a EPHJ traz todos os anos ao mercado de trabalho no sector relojoeiro, o Job Dating Day será renovado na sexta-feira, 14 de junho, com uma Mesa Redonda que abordará a formação e o mercado de trabalho com especialistas no sector. Recorde-se que, em 2023, 200 candidatos a empregos nas profissões de alta precisão aproveitaram esta iniciativa para serem entrevistados e conhecerem as empresas que estão a recrutar.
13 de Junho, 2024
Exposições e Feiras