Rosa Maria Santos Mota lança livro sobre Ourivesaria Popular

Imagem da notícia: Rosa Maria Santos Mota lança livro sobre Ourivesaria Popular

“A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo” é o novo livro de Rosa Maria Santos Mota.

A Investigadora do CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa, lançou no dia 19 de maio, a nova obra literária que aborda o “fenómeno cultural e histórico do ouro popular”.

A autora analisa, geograficamente, a “evidência e o impacto na região”, identificando as “características” e ressaltando a” importância da sua passagem entre gerações”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo associou-se ao evento, com a edição e apresentação da obra que se realizou no Teatro Municipal Sá de Miranda.

De acordo com a promotora do evento, a edição, classificada pelo Presidente da Câmara Municipal como uma “viagem bem organizada e sistematizada pelas histórias, pelas oficinas, pelos dotes e pelas heranças”, integra diversos capítulos dedicados ao ouro, designadamente o “ouro popular e o ouro de Viana”, “Das oficinas às arcas de família”, “Vivências associadas ao ouro popular” ou “Quando, em Viana, o Ouro sai à rua”.

A edição “A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo da autoria de Rosa Maria dos Santos Mota, foi ainda apresentada por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, professor catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Investigadora do CITAR, o trabalho de pesquisa de Rosa Maria Mota incide sobre o “ouro popular e o seu percurso nos séculos XIX e XX, no Norte de Portugal, com especial incidência em Viana do Castelo”.

21 de Maio, 2021
AtualidadeFormaçãoNotícias

Notícias relacionadas

Rui Galopim de Carvalho com novo programa de formação online

O gemólogo e formador Rui Galopim de Carvalho lançou recentemente o programa de formações online “All Four Lessons (Diamond Program)”, destinado a profissionais e entusiastas da gemologia interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre diamantes. As formações vão decorrer de 10 a 13 de novembro.

Ler mais 20 de Outubro, 2025
Formação