Rosa Maria Santos Mota lança livro sobre Ourivesaria Popular
“A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo” é o novo livro de Rosa Maria Santos Mota.
A Investigadora do CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa, lançou no dia 19 de maio, a nova obra literária que aborda o “fenómeno cultural e histórico do ouro popular”.
A autora analisa, geograficamente, a “evidência e o impacto na região”, identificando as “características” e ressaltando a” importância da sua passagem entre gerações”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo associou-se ao evento, com a edição e apresentação da obra que se realizou no Teatro Municipal Sá de Miranda.
De acordo com a promotora do evento, a edição, classificada pelo Presidente da Câmara Municipal como uma “viagem bem organizada e sistematizada pelas histórias, pelas oficinas, pelos dotes e pelas heranças”, integra diversos capítulos dedicados ao ouro, designadamente o “ouro popular e o ouro de Viana”, “Das oficinas às arcas de família”, “Vivências associadas ao ouro popular” ou “Quando, em Viana, o Ouro sai à rua”.
A edição “A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo da autoria de Rosa Maria dos Santos Mota, foi ainda apresentada por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, professor catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Investigadora do CITAR, o trabalho de pesquisa de Rosa Maria Mota incide sobre o “ouro popular e o seu percurso nos séculos XIX e XX, no Norte de Portugal, com especial incidência em Viana do Castelo”.
21 de Maio, 2021
AtualidadeFormaçãoNotícias