P.Porto abre cursos de joalharia em parceria com o CINDOR

Imagem da notícia: P.Porto abre cursos de joalharia em parceria com o CINDOR

Pela primeira vez na história do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), o setor da ourivesaria e joalharia está no centro de dois projetos educativos distintos no Ensino Superior, que vêm responder às necessidades do setor e das empresas.

O curso Técnico/a Superior Profissional de Modelação e Prototipagem em Ourivesaria, na ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design, e de Gestão da Comercialização de Produtos de Ourivesaria, no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, vêm colmatar lacunas nas duas áreas de estudo. Acresce a esta oferta o curso Técnico Superior Profissional em Animação Turística, desenvolvido em parceria com a ESHT – Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Até então não existiam, em Portugal, cursos de nível superior que respondessem eficazmente às necessidades do setor nestas áreas, pelo que a articulação destes projetos educativos além de propiciarem uma resposta ao setor, contribuem ativamente para a especialização dos respetivos recursos humanos e da consequente valorização económica do tecido empresarial.

O curso de Modelação e Prototipagem em Ourivesaria pretende dotar os estudantes das ferramentas teóricas e tecnológicas necessárias para que possam enfrentar o mercado de trabalho num âmbito profissional na área do desenvolvimento e produção de peças de ourivesaria em contexto de produção industrial.

O Curso Técnico Superior Gestão da Comercialização de Produtos de Ourivesaria permitirá a formação de profissionais capazes de coordenar a execução de atividades associadas à gestão do ponto de venda, apoiando também o planeamento, organização e direção de equipas comerciais para vendas. O desenvolvimento de estudos sobre oportunidades de negócio, de planos de negócio, de comunicação e de marketing adaptados aos mercados nacionais e internacionais fazem parte do Plano de Estudos do curso.

Os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Animação Turística ficarão aptos a planear e implementar programas e atividades de animação turística e cultural e desenvolver e coordenar atividades em empresas e organizações do turismo. Este curso vem responder à aposta no turismo pelo Município de Gondomar com o desenvolvimento de projetos diferenciadores como a Rota da Filigrana, integrada no desenvolvimento de uma estratégia de turismo responsável e de qualidade em todo o país.

Este é mais um passo dado para não somente complementar a oferta formativa existente como dar sequência à mesma. Os estudantes que escolherem estes percursos educativos serão dotados de ferramentas teóricas e tecnológicas requeridas pelo mercado de trabalho e, no final do curso com duração de quatro semestres letivos, incluindo estágio de um semestre letivo, obterão um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

26 Outubro 2020
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Inhorgenta Munich 2021 tem nova data

A próxima edição da Inhorgenta Munich vai decorrer entre 15 e 19 de abril de 2021. Com este adiamento de fevereiro para abril, a organização espera poder contar com condições mais favoráveis para a realização da feira internacional de joalharia e relojoaria em Munique.

Ler mais 23 Novembro 2020
Eventos e formação