​​​​​​​​​​​

Portuguese Jewellery Guide: um roteiro para (re)descobrir a joalharia portuguesa

Imagem da notícia: Portuguese Jewellery Guide: um roteiro para (re)descobrir a joalharia portuguesa

“Portuguese Jewellery Guide” é a nova iniciativa da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) para promover os pontos de venda de joalharia portuguesa, através de um roteiro e de uma agenda de eventos, por vários pontos do país.

Das lojas tradicionais aos ateliers de design de autor, das concept stores aos projetos coletivos, o comércio de joalharia é hoje em dia uma montra de um setor em renovação. Este guia convida a conhecer essa nova dinâmica, promovendo eventos de entrada livre e gratuita.

Na agenda podem encontrar-se propostas para todos os gostos, desde exposições, cocktails, lançamentos de coleções e até uma visita guiada a uma loja histórica. “A joalharia portuguesa está a mudar e o comércio é uma das faces mais visíveis dessa mudança. Seja por força das alterações legais, seja por adaptação às novas dinâmicas de consumo, nos últimos anos assistimos a um boom de novas lojas e de reestruturação das lojas mais tradicionais. Mas é importante fazer chegar esta mensagem ao público e fazemo-lo em jeito de celebração”, explica Nuno Marinho, presidente da AORP.

O roteiro desta primeira edição incluiu exemplos de ourivesarias de grande tradição que se souberam reinventar – Machado Joalheiro (Porto), Ourivesaria Tavares (Póvoa de Varzim) e Arneiro 1969 (Sintra), dois espaços de marca própria – Eugénio Campos (Porto), Mesh (Porto) e Made to Envy (Lisboa), e ainda ateliers de design de autor – Diogo Dalloz(Porto), Cris Maria Jewelry (Lisboa) e Joana Mota Capitão (Lisboa).

Siga as coordenadas e entre na rota da joalharia portuguesa. O programa está disponível aqui.

9 Janeiro 2020
Joalharia e ourivesaria

PUBLICIDADE
BaselWorld 2020

Notícias relacionadas

Bruno da Rocha com exposição permanente em Madrid

A peça The Waking Spider, da autoria de Bruno da Rocha, foi aceite - por parte do Ministério da Cultura e do Desporto espanhol - para integrar a exposição permanente do Museu Nacional de Artes Decorativas, em Madrid. Na sua página de facebook, o joalheiro afirma que é "um sonho tornado realidade".

Ler mais 19 Fevereiro 2020
Joalharia e ourivesaria

Tavares quer eternizar histórias de amor reais

O 21º Correntes d’ Escritas, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, inspira a centenária Ourivesaria Tavares para o lançamento de uma campanha que pretende celebrar os amores reais que por lá passam desde 1922: "Há histórias de amor que vivem fora dos livros".

Ler mais 17 Fevereiro 2020
Joalharia e ourivesaria