Lina Jakaitė “comunica” relações químicas entre minerais

Imagem da notícia: Lina Jakaitė “comunica” relações químicas entre minerais

Segundo a página de facebook Portugal Gemas, trata-se de “um trabalho artístico inteligente, muito visual e educativo, desenhado pela geóloga Lina Jakaitė para comunicar as relações químicas entre os membros das séries isomórficas pyralspite e ugrandite do chamado grupo das granadas, que são por sua vez parte do mais vasto e complexo super grupo das granadas que compreende muitas mais espécies de granadas do que só estes silicatos bem conhecidos entre a comunidade gemológica”.

“Note que estas seis espécies minerais aqui representadas são as aprovadas pelo IMA (International Mineralogical Associations) e que as cores utilizadas no trabalho são meramente representativas. Entre estas espécies minerais, há um vasto número de nomes varietais e nomes comerciais que são no geral relacionados com as cores, fenómenos óticos ou região mineira, e que são tipicamente soluções sólidas entre estes termos puros”.

Saiba mais aqui.

3 Maio 2019
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Ourivesaria Tavares em exposição na Gulbenkian

Foi a 11 de julho que inaugurou a exposição Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho no Museu Gulbenkian, em Lisboa. A Tavares associou-se a mais um momento de valorização da história, da arte e das memórias que fazem parte do legado do nosso país, disponibilizando ao museu peças de ourivesaria.

Ler mais 7 Agosto 2019
Joalharia e ourivesaria

Chemistry and Jewellery come together in the APIO Competition

You have until the 13thSeptember to register for the 11thGoldsmiths APIO Competition – Portuguese Association of Goldsmiths. This year, the contest is dedicated to the International Year of the Periodic Table and is supported by the National Commission for IYPT Celebrations 2019.

Ler mais 5 Agosto 2019
Joalharia e ourivesaria

Prada entra no universo das joias de luxo

A Prada complementa a sua oferta com o lançamento de uma linha de joias confecionadas a partir de metais preciosos. A marca de luxo italiana, que sempre ofereceu bijutaria, aposta agora em peças em ouro.

Ler mais 30 Julho 2019
Joalharia e ourivesaria