Joalharia portuguesa em destaque no MAAT

Imagem da notícia: Joalharia portuguesa em destaque no MAAT

A AORP e o MAAT unem-se para dar a conhecer sete jovens criadores. Além de apresentarem as suas coleções em nome próprio na loja, os designers irão desenvolver uma edição exclusiva inspirada no museu.

Joana Santos, Vangloria, Ana Pina, Kathia Bucho, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Dalila Gomes foram os designers selecionados para integrar a iniciativa “Portuguese Jewellery X MAAT: Matéria-prima”.

De forma rotativa, as sete marcas de autor estarão individualmente, pelo período de dois meses, à venda na loja do MAAT, juntando-se às duas marcas residentes, Maria Avillez e Leonor Silva.

A seleção representa a nova geração de joalheiros, que aliam a tradição da arte a novos conceitos contemporâneos de design. Para Fátima Santos, secretária-geral da AORP, “a joalharia portuguesa ganhou novos protagonistas. Provenientes de áreas muito diversas, como arquitetura, arte, design e até marketing e publicidade,trazem à joalharia portuguesa novas ferramentas e matérias-primas, não só de forma literal, porque gostam de experimentar novos materiais, mas sobretudo a nível de conceitos e abordagens influenciados pela sua formação, experiência e assinatura pessoal”.

O projeto irá culminar com a criação de uma coleção exclusiva, inspirada no edifício do MAAT.

“Esta parceria com o MAAT tem uma dupla missão: por um lado, dar palco aos novos designers, que têm aqui uma montra para o mundo, mas também criar um desafio coletivo que mostre como a joalharia portuguesa é neste momento muito versátil e multifacetada, com propostas para todos os gostos, como tanto preconizamos na nossa campanha internacional Portuguese Jewellery À La Carte”.

Recorde-se que, em 2017, a AORP associou-se ao Museu de Serralves no Porto, com a criação de uma coleção exclusiva inspirada na arquitetura do museu e casa de Serralves. A iniciativa “Portuguese Jewellery Serralves Special Edition” uniu seis marcas e esteve em exposição e à venda durante um ano na loja do museu.

10 de Dezembro, 2018
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas