Exposição inédita de joalharia portuguesa

Imagem da notícia: Exposição inédita de joalharia portuguesa

A informação é da página Portugal Gemas:

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, guardiã de uma das mais relevantes coleções de artes decorativas em Lisboa com uma interessante seleção de joalharia, associou-se à Sotheby’s e à centenária casa S. J. Phillips fundada em 1869 em Londres, numa importante mas curta mostra de mais de 70 peças de joalharia portuguesa datadas dos séculos XVII a XVIII, período áureo da produção nacional.

A exposição intitulada “The S.J. Phillips Collection of Jewels of Portugal” reúne peças que foram reunidas pela S. J. Phillips ao longo de décadas, tendo sido selecionadas pelo testemunho que fazem das tipologias, estilos e materiais que foram característicos do período em questão. Diamantes e pedras de cor do Brasil (e.g. ametistas, crisoberilos, topázios) estão, assim, naturalmente bem representados em anéis, ornamentos de toucado, alfinetes, corpetes entre outras tipologias onde os elementos decorativos fitomórficos predominam.

A mostra, que inaugura a 25 de maio, irá estar patente na Sala do Lago da Casa-Museu, em Lisboa, de 26 a 28 do mesmo mês, com horário das 10h às 17:30h. Com a exposição será apresentado um catálogo da autoria da conhecida investigadora de joalharia Diana Scarisbrick. Pelo caráter privado e longínquo desta invulgar e representativa colcção, recomenda-se mais do que vivamente uma visita.

5 de Maio, 2017
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Swatch com nova coleção: sustentável, biológica e cheia de estilo

A marca relojoeira Suíça apresenta a sua mais recente inovação: a BIOCERAMIC. Apenas alguns meses após o lançamento do primeiro Swatch fabricado com materiais de origem biológica, em setembro de 2020, chega agora uma nova e única combinação de cerâmica com plástico de origem biológica: made by Swatch.

Ler mais 14 de Abril, 2021
AtualidadeRelojoaria