“Cidade Diamante” é na Sibéria

Imagem da notícia: “Cidade Diamante” é na Sibéria

A cratera mais valiosa do mundo situa-se na Sibéria, Rússia, e está avaliada em quase 15.500 milhões de euros, pela sua riqueza em diamantes.

A Mina Mir, também apelidada de “Cidade Diamante”, tem pouco mais de 523 metros de profundidade, com um diâmetro de quase uma milha (1609 metros). A cratera é tão funda que cria um vortex, que se acredita ser forte o suficiente para “puxar” aeronaves para baixo, motivo pelo qual o governo proibiu a circulação aérea perto deste espaço, embora não haja acidentes registados.

A reputação advém dos tempos da URSS, que fez fortuna com a venda de diamantes para suportar os custos de expansão da outrora potência mundial, porém desde 2004 que a exploração a céu aberto foi cessada.

Hoje, a extração minéria é realizada por túneis, pela companhia Alrosa, responsável por um quarto da exploração deste género a nível mundial. A título de exemplo, em 2014 extraiu-se seis milhões de quilates de diamantes brutos, mas a média anual está nos dois milhões de quilates, algo como 24 milhões de euros.

Assim que a exploração parar, a firma AB Elise pretende construir uma cidade para 100 mil habitantes na cratera, um local onde o inverno dura em média sete meses e as temperaturas baixam geralmente para valores como 40 graus célsius negativos.

8 Setembro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade

Imprensa Nacional – Casa da Moeda recebe selo Covid Safe

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) recebeu o selo Covid Safe, após uma auditoria da APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Esta entidade reconhece as medidas de segurança e higiene tomadas pela empresa, de forma a garantir a diminuição do risco de contágio pelo novo coronavírus e restabelecer a confiança e segurança aos colaboradores, clientes e parceiros da organização.

Ler mais 8 Outubro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Setembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de setembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Outubro 2020
Atualidade