Mercado que vale mil milhões de euros

Imagem da notícia: Mercado que vale mil milhões de euros

Segundo dados de 2012, do Instituto Nacional de Estatística, o mercado português de joalharia, ourivesaria e relojoaria, avaliado pelo volume de negócios gerado no comércio a retalho de peças destas áreas, rondava os mil milhões de euros.

Este valor justifica-se pelo aumento acelerado das transações deste género de produtos, especialmente entre 2008 e 2012, período no qual a taxa de variação anual do volume de negócios no comércio a retalho ascendeu aos 18,9 por cento.

Trata-se, portanto, de uma tendência que está em contraciclo com a evolução global da economia nacional, em larga medida explicada pelo negócio do ouro usado, impulsionado pela crise económica que chegou a Portugal em meados de 2009.

Este cenário enegreceu em 2011, com o pedido de resgate internacional e a consequente escalada do preço do ouro, com especial enfoque na região Norte: de 2008 a 2012, o volume de negócios no comércio a retalho destes produtos cresceu numa média anual de 27,3 por cento.

Leia o artigo na íntegra na JoiaPro 61, aqui.

9 Janeiro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Candidaturas abertas para o Programa Apoiar.pt

Já pode registar a sua empresa ou organização no Balcão Portugal 2020, caso pretenda requerer o novo apoio dirigido aos negócios mais afetados pela pandemia Covid-19, nomeadamente na área do comércio.

Ler mais 27 Novembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Yvel desenvolve máscara de proteção mais cara do mundo

A máscara de proteção mais cara do mundo custa cerca de 1,3 milhões de euros e foi desenvolvida pela Yvel, marca de joalharia israelita. O equipamento de proteção individual deverá incluir mais de 3.600 diamantes brancos e pretos.

Ler mais 26 Novembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria