Inês Barbosa mostra “a filigrana mais fininha do mundo”
“A filigrana mais fininha do mundo” encontrava-se no ‘stand’ da Inês Barbosa, que trouxe à PortoJoia estas peças nacionais de ouro que têm estado cada vez mais em moda.
“Conseguimos desenvolver uma técnica que nos permite trabalhar a filigrana a um nível de espessura muito reduzido. A dificuldade inerente é maior, tanto no encher como no soldar. Mas torna a peça mais bonita e, assim, mais valiosa”, explicou-nos José Barbosa, marido da criadora Inês Barbosa.
O responsável vai mais longe em “título de provocação”, ao afirmar que trata-se da “filigrana mais fininha do mundo”.
A aceitação das joias da marca na PortoJoia “foi muito boa”, impulsionada sobretudo pela popularidade do Coração de Viana que Sharon Stone exibiu recentemente numa visita a Portugal.
“Mostrou às senhoras portuguesas de que realmente a filigrana é bonita. Ajudou sobretudo a impulsionar a Ourivesaria tradicional portuguesa, que não se fica só na filigrana”, explicou-nos José Barbosa.
Disse ainda que, para fazer peças deste género, é necessário “paixão, dedicação e gosto. No mundo, somos o povo que mais desenvolveu a arte da filigrana. A elegância e beleza destas peças resulta da sua leveza e o seu uso é a nossa identidade”.
21 de Outubro, 2014
Atualidade