Crescente procura de ouro

Imagem da notícia: Crescente procura de ouro

A Gold Demand Trends (GDT), banco de dados da World Gold Council, apresentou no dia 18 de fevereiro o seu mais recente relatório sobre o mercado do ouro, dados que resumem todo o ano de 2013.

Segundo o documento, 2013 foi o ano do consumidor, uma movimentação de 3,756 toneladas deste metal precioso, avaliadas em 170 mil milhões de dólares (algo como 124 mil milhões de euros).

Como causa, o estudo aponta a valorização mais reduzida do ouro.

De 2012 para 2013 os valores de ETF (fundos de valores transacionáveis) e a diminuição de valores dos bancos centrais caíram, algo como menos 15 por cento deste tipo de procura.

No entanto, as aquisições líquidas destes bancos aumentaram as reservas oficiais de ouro para 368 toneladas globais, embora a um ritmo mais lento devido à volatilidade do ouro e uma acumulação mais reduzida das reservas dos países.

A distribuição de ouro também diminuiu dois por cento, uma queda na atividade de ‘reciclagem’ (uma resposta aos preços mais baixos do metal).

A procura de ouro na tecnologia também diminuiu, de 407 para 404 toneladas, cujo ambiente de preços mais baixos e melhores perspetivas da economia global foram determinantes para as aplicações do ouro neste setor.

O ramo da joalharia viu dos maiores números nos últimos 16 anos, com uma subida de 17 por cento em relação a 2012, uma movimentação de 2,209 toneladas.

Veja aqui um vídeo sobre o assunto.

18 de Fevereiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na JoiaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 de Maio, 2024
Atualidade