JoiaPro 101

Imagem da notícia: JoiaPro 101

A nossa revista de setembro, referente ao terceiro trimestre de 2025, destaca na capa Álvaro Freitas, CEO da Ouronor. Fundada em 1990, em Travassos, na Póvoa de Lanhoso, esta empresa dedica-se à produção própria de peças de joalharia que conjugam tradição, design e inovação. Álvaro Freitas explica-nos como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas, abordando também os atuais desafios do mercado. O responsável refere que “estes 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Também na Póvoa de Lanhoso, assistimos à assinatura do protocolo de implementação da Formação Especializada em Filigrana, marcando o início do novo polo do CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria nesta região. Num outro artigo, falamos da presença da filigrana de Portugal na Expo 2025 Osaka, com uma mostra que deu a conhecer uma das mais delicadas expressões da ourivesaria tradicional portuguesa. Aliás, os municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso formalizaram a candidatura da Filigrana de Portugal à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Nesta edição, pode encontrar ainda uma antevisão à Portojóia, feira que decorre entre os dias 25 e 28 de setembro, na Exponor. Tal como noutros anos, o certame incluirá um espaço de reflexão para debater os grandes temas com que se defronta este setor da atividade. No âmbito do Portojóia Talks, a JoiaPro organizará uma conferência que “sentará à mesma mesa” as várias associações da área. O objetivo é claro: debater os desafios e as oportunidades no setor da joalharia.

Aceda à revista aqui.

23 de Setembro, 2025

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas