ANICP entrega Conserva de Ouro ao criador da série “Rabo de Peixe”
Com o propósito de reconhecer e valorizar aqueles que se dedicam à indústria conserveira, ao seu crescimento e projeção internacional, a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) instaurou, em 2023, o Dia Nacional das Conservas de Peixe. Desde a consagração da data, a cerimónia de celebração é pautada pela entrega da Conserva de Ouro, este ano atribuída a Augusto Fraga, mente por trás da aclamada série portuguesa “Rabo de Peixe”.
A distinção reflete o impacto singular que “Rabo de Peixe” tem tido na projeção global da cultura portuguesa. Ao levar para novos públicos as paisagens, tradições e vivências das comunidades piscatórias açorianas, a série tornou-se um poderoso veículo de divulgação da identidade marítima do país.
Com a entrega da Conserva de Ouro, a ANICP reconhece não apenas o talento criativo de Augusto Fraga, mas também o paralelismo entre o seu trabalho e a fileira conserveira, que, embora com linguagens distintas, valorizam e internacionalizam patrimónios culturais que definem Portugal enquanto nação.
“É com enorme orgulho e gratidão que recebo a Conserva de Ouro. Tenho acompanhado de perto o setor e nutro por ele um profundo respeito — não só pela forma como projeta Portugal, mas também pelo contributo que dá aos portugueses, criando oportunidades de trabalho dignas, muitas vezes em territórios em que estas são escassas”, revela Augusto Fraga, na cerimónia de celebração do Dia Nacional das Conservas de Peixe.
18 de Novembro, 2025
Atualidade