JoiaPro: 100 edições, muitas histórias

Imagem da notícia: JoiaPro: 100 edições, muitas histórias

Desde o seu lançamento, a revista tem sido uma plataforma vital para os profissionais do ramo, promovendo a inovação e o diálogo entre pares.

O setor da joalharia, ourivesaria e relojoaria português vive momentos de desafio e mudança estrutural. A globalização dos mercados também avançou sobre esta atividade com uma velocidade inquietante para os profissionais nacionais. O peso da tradição continua a ser muito grande na indústria portuguesa. Tal pode constituir um obstáculo num setor com um peso crescente do fator moda e da consequente sazonalidade e renovação constante implícitas.

Alguns dos profissionais lusos conseguiram, contudo, transformá-la numa vantagem competitiva através de estratégias muito variadas. Alguns reforçam o seu sentido de identidade e enfrentam o mercado, conquistando-o pelos seus valores estéticos muito apurados. Outros inovam tecnicamente, mantendo a estrita imagem de tradição nas suas peças. Há ainda aqueles que optam por combinar os elementos da riquíssima tradição portuguesa com correntes cosmopolitas contemporâneas. Mas destaca-se cada vez mais uma nova geração de criadores ligados a uma perspetiva mais hodierna do design.

Todos os casos de sucesso, independentemente da estratégia, estão ligados a um forte investimento dos profissionais no conhecimento próprio e no do mercado, isto é, na formação e informação. Uma comunicação cuidada também se revela um fator-chave, passando tanto pela associação a designers e marcas como por uma boa gestão da publicidade e relações-públicas. Embora já haja casos de referência em Portugal, o esforço nestas áreas é ainda bastante embrionário.

A JoiaPro surge, neste contexto, como um projeto que acredita na capacidade de ação do setor. É também uma resposta para uma necessidade real deste mercado. Pretendemos, deste modo, ajudar os profissionais a encontrar soluções e possíveis caminhos, abrindo também um espaço de reflexão. O nosso compromisso é ser o meio de comunicação e suporte informativo da grande transversalidade que compõe esta área.

26 de Junho, 2025
Publicações

Notícias relacionadas