Sofia Tregeira com exposição inspirada no Alentejo
A Escola Primária na Aldeia de S. Cristóvão, concelho de Montemor-o-Novo, Alentejo, acolheu de 19 a 26 de julho a exposição “Alentejo”, da autoria da joalheira Sofia Tregeira.
A criadora explica à JoiaPro que expôs seis coleções diferentes, inspiradas nas suas raízes (Caldas da Rainha e aldeia de S. Cristóvão), duas das quais lançadas pela primeira vez, a coleção Talego e a coleção Tea. Segundo Sofia Tregeira, “a exposição apresentou peças que refletem a essência desta terra, o Alentejo, que tanto me inspira. Tudo é uma inspiração… o cheiro das lareiras, da terra molhada, os sons dos pássaros e das cigarras, do correr da água nos ribeiros, das folhas das árvores quando ‘sopra’ a brisa, as paisagens únicas de perder de vista, o pôr do sol, o céu estrelado, o silêncio da noite, tudo que tenho memória e sinto quando estou no Alentejo”.
No entanto, a joalheira revela que o grande objetivo desta exposição “era mostrar o Maior Talego do Mundo, nome de uma criação coletiva das gentes de S. Cristóvão, com 10 metros de altura, que foi exposto a meu pedido visto que nascia das minhas mãos a Talego Collection. Esta ligação está clara e merece ser dada a conhecer a quem não sabe o simbolismo do Tradicional Talego Alentejano. O executivo da Junta de Freguesia, no caso, o Sr. Presidente da Junta Vasco Picaró, atendeu prontamente o meu pedido, o que permitiu que todos os convidados e restantes visitantes conhecessem a inspiração da nova coleção que assino”.
Leia o artigo completo na JoiaPro 97.
20 de Setembro, 2024
Atualidade