“A Finogold é união”

Imagem da notícia: “A Finogold é união”

A Finogold é o “rosto” da Manuel da Silva e Sousa e Companhia Lda., uma empresa nascida em Gondomar há quase 100 anos e dedicada ao fabrico de alianças. Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Qual é a história da Finogold? 

A história da Finogold começa, como muitas outras, pela herança familiar. A Finogold é o “rosto” da Manuel da Silva e Sousa e Companhia Lda., uma empresa nascida em Gondomar há 100 anos, com o meu bisavô. Digamos que a Manuel da Silva e Sousa é a empresa mãe da Finogold, que iniciou atividade em 1926. O negócio passou do meu bisavô para a minha avó e, mais recentemente, para a minha mãe, que está a dar seguimento na parte do fabrico das alianças e eu, na parte da gestão e loja, desde 2006. A Finogold surgiu no ano de 2002, como um site de vendas online, principalmente de alianças. Fomos pioneiros nas vendas online em Portugal. E o site teve bastante sucesso. No entanto, as pessoas gostam de ver, sentir e experimentar o produto, por isso, sentimos necessidade de encontrar um espaço para fazer as vendas diretamente ao público. Em 2005, abrimos oficialmente a Finogold, na Rua de Passos Manuel, no Porto. 

Em poucas palavras, como definiria a Finogold? 

A Finogold é união. A Finogold é aliança. A Finogold são joias para momentos especiais! 

Leia a entrevista completa na Revista JoiaPro 93.

11 de Outubro, 2023
Destaque

Notícias relacionadas

100 anos de Joalharia Ferreira Marques

Fundada em 1926 por Adriano Ferreira Marques, bisavô do atual proprietário - José Filipe Ferreira Marques da Guerra Maio, a Joalharia Ferreira Marques situa-se na glamorosa Praça do Rossio, coração da cidade de Lisboa.

Ler mais 27 de Agosto, 2026
Destaque

III Encontro JoiaPro: 27 profissionais, uma só conversa sobre o setor

Pelo Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em São Félix da Marinha, passaram fabricantes, lojistas, marcas, instituições e parceiros ligados ao setor da ourivesaria e joalharia. O objetivo da JoiaPro foi claro: refletir sobre os desafios e oportunidades que se colocam hoje a este ramo de atividade.

Ler mais 22 de Julho, 2026
Destaque