“O meu pai foi o nosso mestre em tudo”
Depois de uma adolescência ligada à relojoaria e de ter estudado a arte do ofício, Luís Chaves funda, no dia 23 de junho de 1963, a Ourivesaria Chaves, que se viria a tornar numa das casas de comércio mais antigas da cidade de Peniche. Falámos com São Chaves, filha do fundador e atual responsável pela ourivesaria – juntamente com a irmã Nela, para sabermos mais sobre estes 60 anos de história.
Como e quando surgiu a Ourivesaria Chaves?
Foi a 23 de junho de 1963 que o nosso pai abriu esta ourivesaria em Peniche. Ele era funcionário numa ourivesaria nas Caldas da Rainha e foi daí que lhe surgiu o sonho de abrir uma na sua terra, onde ele tinha a família. E foi assim até hoje.
Celebraram agora 60 anos. Que momentos recordam da vossa história?
Em 60 anos de história foram tantos os momentos que nos marcaram que é difícil fazer uma seleção. Mas, sem dúvida, que o principal foram e são as pessoas. Os colaboradores que passaram pela ourivesaria até ao dia de hoje e que contribuíram para chegarmos aqui, os clientes fiéis que contam já com várias gerações de famílias, e até os fornecedores com quem mantemos uma relação de amizade. São as pessoas com quem nos cruzamos que fazem desta casa o que ela é hoje. E isso sentiu-se na celebração dos nossos 60 anos. Foi muito bom receber o carinho e a alegria das pessoas.
Leia a entrevista completa na JoiaPro 93.
21 de Setembro, 2023
Destaque