Vicenzaoro anuncia programa

Vicenzaoro reúne instituições do setor, líderes de pensamento e influenciadores chave para cinco dias de conversações e conferências sobre a evolução e perspetivas da indústria do ouro e da joalharia. O evento terá lugar em Vicenza de 17 a 21 de março de 2022 durante o Salão Internacional de Joalharia organizado pelo Grupo Italiano de Exposições, que representa toda a cadeia de excelência internacional.
Sustentabilidade e evolução tecnológica, com um olhar também para as gerações mais jovens e tendências de compra, serão os temas centrais para o debate sobre o futuro do setor previsto no Palco Principal, a plataforma interativa e interligada levantada no Hall 7, no coração do centro de exposições do IEG.
Após a abertura oficial da feira (17 de março), o tema: “O cenário do setor do ouro: um quadro positivo com novas incertezas a enfrentar”, será debatido. Uma análise dos progressos da indústria em Itália no ano 2021, num relatório apresentado pelo Club degli Orafi em colaboração com o Departamento de Estudos e Investigação da Intesa Sanpaolo.
Na sexta-feira 18 de março, o tema “Enfatizar o impacto positivo da joalharia na sociedade, como parte integrante da sua proposta de valor”, patrocinado pelo Natural Diamond Council, centrar-se-á nas mudanças nos padrões de comunicação e marketing à luz da crescente importância que os consumidores, especialmente os jovens, atribuem ao valor social dos produtos que adquirem, para além do valor monetário e emocional. O segundo evento, “Inovação e tecnologia no fabrico de joias, apoiando a criatividade e impulsionando o impacto sustentável”, apoiado pela Platinum Guild International, centrar-se-á antes na utilização de novas tecnologias de produção, tais como a impressão 3D e a soldadura a laser.
Também no foco da discussão estará: “Ensinar a beleza – o artesanato de excelência para as novas gerações de joalharia”, organizada pela Assogemme, com o presidente Paolo Cesari e a participação de Alessia Crivelli, presidente da Fundação “Mani Intelligenti”, Loredana Prosperi, diretora do IGI em Milão e outros convidados como Giampiero Bodino, diretor Artístico da Richemont, e Simone Rizzetto, diretora Executiva do workshop de Damiani, moderada por Raffaele Ciardulli.
No sábado, 19 de março, haverá a reunião com a Trendvision Jewellery + Forecasting, o primeiro Observatório independente do Grupo de Exposições Italiano especializado em previsão de joias. Paola De Luca, fundadora e Diretora Criativa do Observatório, liderará um painel de especialistas e influenciadores numa discussão sobre o tema “THE CIRCULAR VISION – Design Thinking, exploring innovation in the Jewellery Sector”, a fim de explorar as oportunidades de uma abordagem de circularidade dentro do setor.
A tecnologia da T.GOLD, a exposição de maquinaria, realizada ao mesmo tempo que Vicenzaoro, subirá ao palco no domingo 20 de Março com todo o dia dedicado ao Fórum de Tecnologia Joalheira, a conferência internacional sobre inovações para a produção e transformação de joias, oferecendo a possibilidade de contacto direto entre os operadores do setor do ouro e o mundo da I&D. O evento é coorganizado pelo IEG e pelo Grupo Legor, o que irá enriquecer o programa da exposição com um olhar profundo sobre a evolução do papel da prata numa palestra intitulada “A Evolução da Prata: (Produção para o Consumidor)”.
O programa de eventos de Vicenzaoro incluirá também a apresentação pela Assocoral do projeto “MadeinTorredelGreco” em colaboração com a ITA (Agência Italiana do Comércio).
A palestra, intitulada “Piazza Italia – Juntos Mais Fortes”, abordará no estrangeiro os princípios de evolução, inovação e ligação que regem a nova visão de negócios com os Estados Unidos.
A GEM TALKS e a DIGITAL TALKS também fornecerão informações técnicas aprofundadas.
Saiba mais sobre o programa, que se encontra em constante atualização aqui.
8 de Março, 2022
AtualidadeEventos