1.ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa decorre em setembro e novembro

Imagem da notícia: 1.ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa decorre em setembro e novembro

A Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea (PIN) está a organizar a 1.ª Bienal Internacional de Joalharia Contemporânea, evento que irá decorrer em Lisboa, de 16 de setembro a 20 de novembro de 2021.

“Suor frio” é o título desta primeira edição, que convida a refletir sobre o corpo, o medo e a proteção através de projetos expositivos, colóquios, encontros e masterclasses.

“A situação de pandemia que atravessamos e que nos obrigou a repensar o nosso modus operandi, o medo e a incerteza que se instalaram, levaram-nos a escolher como tema um aspeto marcante na história da joalharia — a proteção física e espiritual — e a debater qual o seu sentido no século XXI. O tema emerge com o projeto expositivo que a PIN lançou em março de 2020, no início do confinamento: desenvolver uma joia/objeto de proteção para o século XXI, com apresentação numa exposição online patente no MUDE – Museu do Design e da Moda (MUDE) desde julho de 2020”, afirmam os responsáveis.

Este exercício catártico foi alargado a outros artistas nacionais e estrangeiros e o resultado constituirá a exposição nuclear da Bienal — produzida em parceria entre o MUDE, o Museu de São Roque e a PIN — e estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, na Igreja e no Museu de São Roque. A exposição conta ainda com a parceria do Museu da Farmácia, que emprestará algumas peças à exposição em São Roque e acolherá algumas obras contemporâneas que estabelecerão diálogo com as obras da sua coleção.

Saiba mais aqui.

15 de Abril, 2021
AtualidadeFormaçãoNotícias

Notícias relacionadas

Portojóia de 2021 cancelada

O evento estava desde o início do ano sem data prevista, com o certame a ser agora cancelado em definitivo. A Portojóia regressa em 2022 de 22 a 25 de setembro.

Ler mais 13 de Setembro, 2021
AtualidadeEventosOurivesariaRelojoaria