Aulas em oficina já foram retomadas no CINDOR
O regresso à formação presencial no CINDOR – Centro de Formação da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria aconteceu no passado dia 18 de maio, com todas as medidas de segurança e proteção asseguradas. Formandos, colaboradores e formadores foram previamente informados de todas as medidas de cariz obrigatório e em vigor no centro.
A interrupção da formação presencial, decretada a partir de 16 de março, não significou uma paragem ou desaceleração da atividade do centro. Durante este tempo, a formação e-learning passou a ser uma realidade, com uma taxa de recetividade claramente satisfatória. Todos os cursos de dupla-certificação, que incluem formação teórica, continuaram a formação à distância, assegurando a evolução e continuidade dos processos de aprendizagem.
Simultaneamente, preparou-se o regresso à formação, sabendo que toda a componente tecnológica com recurso a laboratórios e oficinas teria de ser ministrada em regime presencial. Os cursos das áreas de fotografia e ourivesaria aguardavam pelo regresso e foi esse o trabalho desenvolvido dentro das instalações. A implementação das ações previstas no plano de contingência, a elaboração de manuais de orientações para formandos, formadores e colaboradores e a desinfeção ambiental Covid-19 em todos os espaços do CINDOR foram algumas das medidas tomadas.
A luz verde para avançar chegou e tudo estava preparado para o reinício da formação, com novos trajetos de circulação, novos moldes de espaçamento e distanciamento, equipamentos de proteção individual, mas com o mesmo objetivo: permitir que a aprendizagem seja efetiva e contínua.
Eunice Neves, diretora do centro, que esteve presente para receber todas as turmas no primeiro dia, referiu que nestes tempos tão atípicos quanto relevantes “importa garantir que o retorno à formação presencial se faz de forma segura para toda a comunidade do CINDOR. A nossa preocupação e todas as medidas acionadas pretendem proteger formandos e formadores e assegurar que a aquisição de competências, para os formandos dos cursos com componente tecnológica, se desenvolve num ambiente produtivo, tranquilo e seguro”.
26 de Maio, 2020
Formação