Preço do ouro manipulado?

Imagem da notícia: Preço do ouro manipulado?

Nos EUA, um investidor está a processar cinco bancos por manipulação dos valores do ouro, que fixam diariamente estes preços no mercado de Londres.

Duas vezes por dia, de manhã e de tarde, afixa-se por via eletrónica o valor deste metal precioso por um grupo de cinco bancos, o francês Société Générale, os britânicos HSBC e Barclays, o alemão Deutsche Bank e o canadiano Bank of Nova Scotia.

Estipulam o preço ao verificar com os investidores a oferta e a procura disponível para assim fixar o preço.

Por sua vez, os investigadores, companhias mineiras e outros bancos baseiam-se nestas referências para trabalhar.

São também estes valores que afetam diretamente o preço das joias. Kevin Maher afirmou que há já alguns anos que o quinteto tem manipulado o processo, revelando mesmo que tem outros profissionais que corroboram a sua argumentação, daí que tenha recorrido ao tribunal de Nova Iorque para expor o presumível embuste.

19 de Março, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade