Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

Imagem da notícia: Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

A propósito do artigo sobre ecologia e inovação em Ourivesaria, falámos também Julián Sardá, diretor da SEMPSA Joyería Platería.

Constituída em 1921, a empresa com origem na Sociedade Espanhola de Metais Preciosos é, no mercado espanhol, a empresa de referência no fornecimento de matérias-primas às indústrias de joalharia e prata, assim como a industriais que para o seu trabalho precisam de produtos semifabricados com metais preciosos.

Quando questionado sobre a eco-inovação em Ourivesaria, Julián Sardá revelou que “trata-se da implementação de uma cultura entre os fabricantes de objetos e o respeito pelo meio ambiente.

Dentro desta cultura, deveriam colocar-se em marcha procedimentos de pedido e fornecimento de matérias-primas que cumpram esta condição.

O ouro e a prata reciclada de objetos antigos ou de recortes e resíduos industriais garantem que a dita matéria-prima não provém diretamente de um processo mineiro, que como todos sabem é agressivo para a natureza”.

Desta forma, “a SEMPSA Joyería Platería preocupa-se em estabelecer parâmetros que nos permitam seguir esta filosofia e ser líderes nesta atividade e no que diz respeito ao meio ambiente.

Os procedimentos são desenvolvidos segundo a norma ISO 14001, sendo que estamos certificados pela prestigiada empresa alemã TÜV, que faz a auditoria anual em relação ao cumprimento destas premissas. Além disso, estamos certificados pela OSHAS 18001 sobre saúde laboral e pela SEDEX 8000 sobre comportamento social para com os funcionários”, acrescentou.

Sempre com esta ideia em mente, a SEMPSA Joyería Platería apresenta assim os projetos Ecogold (ouro reciclado que foi afinado por meio de um processo químico que rastreia a matéria-prima utilizada na obtenção do ouro fino) e Ecosilver, como tendências inovadoras dentro deste setor.

Saiba mais na JoiaPro 57.

22 de Novembro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade

CINDOR organiza Oficinas de Natal

Como é habitual, o CINDOR organiza, nos períodos de férias escolares, oficinas de expressão artística pensados para os mais novos. As Oficinas de Natal vão decorrer no dia 20 de dezembro, no CINDOR, em Gondomar.

Ler mais 10 de Novembro, 2023
Atualidade