Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

Imagem da notícia: Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

A propósito do artigo sobre ecologia e inovação em Ourivesaria, falámos também Julián Sardá, diretor da SEMPSA Joyería Platería.

Constituída em 1921, a empresa com origem na Sociedade Espanhola de Metais Preciosos é, no mercado espanhol, a empresa de referência no fornecimento de matérias-primas às indústrias de joalharia e prata, assim como a industriais que para o seu trabalho precisam de produtos semifabricados com metais preciosos.

Quando questionado sobre a eco-inovação em Ourivesaria, Julián Sardá revelou que “trata-se da implementação de uma cultura entre os fabricantes de objetos e o respeito pelo meio ambiente.

Dentro desta cultura, deveriam colocar-se em marcha procedimentos de pedido e fornecimento de matérias-primas que cumpram esta condição.

O ouro e a prata reciclada de objetos antigos ou de recortes e resíduos industriais garantem que a dita matéria-prima não provém diretamente de um processo mineiro, que como todos sabem é agressivo para a natureza”.

Desta forma, “a SEMPSA Joyería Platería preocupa-se em estabelecer parâmetros que nos permitam seguir esta filosofia e ser líderes nesta atividade e no que diz respeito ao meio ambiente.

Os procedimentos são desenvolvidos segundo a norma ISO 14001, sendo que estamos certificados pela prestigiada empresa alemã TÜV, que faz a auditoria anual em relação ao cumprimento destas premissas. Além disso, estamos certificados pela OSHAS 18001 sobre saúde laboral e pela SEDEX 8000 sobre comportamento social para com os funcionários”, acrescentou.

Sempre com esta ideia em mente, a SEMPSA Joyería Platería apresenta assim os projetos Ecogold (ouro reciclado que foi afinado por meio de um processo químico que rastreia a matéria-prima utilizada na obtenção do ouro fino) e Ecosilver, como tendências inovadoras dentro deste setor.

Saiba mais na JoiaPro 57.

22 de Novembro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Mesh cria jóias genderless

A nova coleção foi idealizada em colaboração com a Lewis Magazine, numa primeira coleção “sem género”, marcada pela “diversidade, inclusão, minimalismo, elegância e uma nova visão de peças intemporais”.

Ler mais 12 de Agosto, 2022
AtualidadeOurivesaria

Loja virtual ou marketplace? 

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) mostra os prós e contras destas duas soluções online para o seu negócio em formato virtual.

Ler mais 8 de Agosto, 2022
AtualidadeNotícias