Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería
A propósito do artigo sobre ecologia e inovação em Ourivesaria, falámos também Julián Sardá, diretor da SEMPSA Joyería Platería.
Constituída em 1921, a empresa com origem na Sociedade Espanhola de Metais Preciosos é, no mercado espanhol, a empresa de referência no fornecimento de matérias-primas às indústrias de joalharia e prata, assim como a industriais que para o seu trabalho precisam de produtos semifabricados com metais preciosos.
Quando questionado sobre a eco-inovação em Ourivesaria, Julián Sardá revelou que “trata-se da implementação de uma cultura entre os fabricantes de objetos e o respeito pelo meio ambiente.
Dentro desta cultura, deveriam colocar-se em marcha procedimentos de pedido e fornecimento de matérias-primas que cumpram esta condição.
O ouro e a prata reciclada de objetos antigos ou de recortes e resíduos industriais garantem que a dita matéria-prima não provém diretamente de um processo mineiro, que como todos sabem é agressivo para a natureza”.
Desta forma, “a SEMPSA Joyería Platería preocupa-se em estabelecer parâmetros que nos permitam seguir esta filosofia e ser líderes nesta atividade e no que diz respeito ao meio ambiente.
Os procedimentos são desenvolvidos segundo a norma ISO 14001, sendo que estamos certificados pela prestigiada empresa alemã TÜV, que faz a auditoria anual em relação ao cumprimento destas premissas. Além disso, estamos certificados pela OSHAS 18001 sobre saúde laboral e pela SEDEX 8000 sobre comportamento social para com os funcionários”, acrescentou.
Sempre com esta ideia em mente, a SEMPSA Joyería Platería apresenta assim os projetos Ecogold (ouro reciclado que foi afinado por meio de um processo químico que rastreia a matéria-prima utilizada na obtenção do ouro fino) e Ecosilver, como tendências inovadoras dentro deste setor.
Saiba mais na JoiaPro 57.
22 de Novembro, 2013
Atualidade