Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

Imagem da notícia: Eco-inovação com a SEMPSA Joyería Platería

A propósito do artigo sobre ecologia e inovação em Ourivesaria, falámos também Julián Sardá, diretor da SEMPSA Joyería Platería.

Constituída em 1921, a empresa com origem na Sociedade Espanhola de Metais Preciosos é, no mercado espanhol, a empresa de referência no fornecimento de matérias-primas às indústrias de joalharia e prata, assim como a industriais que para o seu trabalho precisam de produtos semifabricados com metais preciosos.

Quando questionado sobre a eco-inovação em Ourivesaria, Julián Sardá revelou que “trata-se da implementação de uma cultura entre os fabricantes de objetos e o respeito pelo meio ambiente.

Dentro desta cultura, deveriam colocar-se em marcha procedimentos de pedido e fornecimento de matérias-primas que cumpram esta condição.

O ouro e a prata reciclada de objetos antigos ou de recortes e resíduos industriais garantem que a dita matéria-prima não provém diretamente de um processo mineiro, que como todos sabem é agressivo para a natureza”.

Desta forma, “a SEMPSA Joyería Platería preocupa-se em estabelecer parâmetros que nos permitam seguir esta filosofia e ser líderes nesta atividade e no que diz respeito ao meio ambiente.

Os procedimentos são desenvolvidos segundo a norma ISO 14001, sendo que estamos certificados pela prestigiada empresa alemã TÜV, que faz a auditoria anual em relação ao cumprimento destas premissas. Além disso, estamos certificados pela OSHAS 18001 sobre saúde laboral e pela SEDEX 8000 sobre comportamento social para com os funcionários”, acrescentou.

Sempre com esta ideia em mente, a SEMPSA Joyería Platería apresenta assim os projetos Ecogold (ouro reciclado que foi afinado por meio de um processo químico que rastreia a matéria-prima utilizada na obtenção do ouro fino) e Ecosilver, como tendências inovadoras dentro deste setor.

Saiba mais na JoiaPro 57.

22 Novembro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade

Imprensa Nacional – Casa da Moeda recebe selo Covid Safe

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) recebeu o selo Covid Safe, após uma auditoria da APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Esta entidade reconhece as medidas de segurança e higiene tomadas pela empresa, de forma a garantir a diminuição do risco de contágio pelo novo coronavírus e restabelecer a confiança e segurança aos colaboradores, clientes e parceiros da organização.

Ler mais 8 Outubro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

Setembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de setembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Outubro 2020
Atualidade